Descrição

A essência de Anna é enriquecida com um envelhecimento de 15 meses que tornam este espumante Reserva no acompanhante perfeito da gastronomía mediterrânea, pois poder ser acompanhado do princípio ao fim de um menú, das entradas até às sobremesas. Cremoso, amplo e persistente, com notas cítricas e de fruta tropical juntamente com toques próprios do estagio como os aromas torrados que compõem as suas grandes qualidades organolépticas.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Álcool
11.5% vol.
Variedade
70% Chardonnay, 15% Parellada, 15% Xarel·lo, Macabeo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Cava

Prova

Vista
Tem uma cor amarelo vivo com reflexos esverdeados. Bolhas finas e persistentes que formam um rosário contínuo.
Nariz
As notas de citrinos e frutos tropicais são apreciadas juntamente com aromas mais complexos de envelhecimento (torrado, brioche) que enriquecem a paleta aromática.
Boca
É cremoso, amplo e persistente. Estas características ajudam-no a ser muito versátil, acompanhando uma vasta gama gastronómica.
Temperatura de servir
Entre 5 e 8 ºC.
Consumo
Recomenda-se que seja consumido no prazo de um ano após a compra. Se necessário, arrefecer durante duas ou três horas num balde de gelo com água, sal e gelo. Evitar o arrefecimento súbito no congelador. Pode ser armazenado verticalmente.
Combinação
Cava muito gastronomico, é um bom aliado para acompanhar um menu do princípio ao fim: entradas, legumes salteados, peixe, marisco, carnes grelhadas e sobremesas.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas utilizadas para a elaboração deste vinho provêm de duas zonas vitícolas muito diferentes. A Chardonnay provém de vinhas próprias localizadas na região de clima mais continental da D.O. Cava, em Lleida, o que favorece uma concentração óptima, menor acidez, mais corpo e maior intensidade na uva. As restantes variedades provêm de vinhas seleccionadas e estão localizadas na zona de Penedés, onde estas variedades mostram toda a sua tipicidade: um bom nível de acidez, frescura e aromas cítricos e florais.
Colheita
Tem lugar em meados de agosto e sempre durante a noite, a fim de manter as uvas o mais frescas possível e assim manter intactos os seus aromas e evitar processos de oxidação ou fermentação espontânea.
Vinificação
Após a desengace e prensagem das uvas, os mostos são obtidos. São adicionadas leveduras seleccionadas e os mostos fermentam a uma temperatura entre 15 e 17ºC. Uma vez concluídas todas as fermentações e estabilizados os vinhos, estes são misturados e o vinho resultante é engarrafado juntamente com o licor de tirage. As garrafas vão para as caves subterrâneas (a uma temperatura constante de 17ºC) onde tem lugar a segunda fermentação seguida de um período de envelhecimento em contacto com as borras das leveduras. Posteriormente, procede-se à agitação e ao desgorgamento do vinho, momento em que se extrai o sedimento depositado após a segunda fermentação. Posteriormente, uma quantidade de licor de expedição é doseada para determinar o teor de açúcar residual do 'cava'. Finalmente, a garrafa é definitivamente fechada com uma rolha de cortiça.
Envelhecimento
Mais de 15 meses em contacto com as borras das leveduras dentro da própria garrafa, o que faz deste vinho um 'cava' reserva.