Descrição

Cava elaborado com as uvas tintas Pinot noir e Trepat e a branca Xarel·lo, todas provenientes de diferentes subzonas vitivinícolas da Catalunha. Faz um longo estágio em garrafeira a temperatura constante nas garrafeiras da adega e , pela sua elegância, juntamente com a sua elevada acidez, combina bem com uma grande variedade de pratos, como peixes assados, arroz com marisco, massas ou sobremesas com frutos vermelhos

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2019
Álcool
11.5% vol.
Variedade
85% Pinot noir, 15% Xarel·lo, Trepat
Origem
Cava

Prova

Vista
Cor amarelo palha intenso com reflexos dourados muito vivos e matizes roxos, resultado da variedade Pinot Noir. Bolhas finas e delicadas, bem integradas, que provocam uma coroa perfeita, uniforme e duradoura.
Nariz
Aromas incríveis de flores brancas e também frutos vermelhos, os matizes mais genuínos da Pinot noir.
Boca
Os aromas do nariz voltam a aparecer em boca, onde mostram corpo e frescura notável. É cremoso, delicado e longo.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC. Se for preciso, refrigere por umas horas numa bandeja com água salgada e gelo. Evite o arrefecimento repentino no congelador. Recomenda-se o armazenamento na posição vertical.
Consumo
O 'cava' vai continuar a envelhecer bem na garrafa, desde que esteja em condições adequadas de armazenamento.
Combinação
Combina bem com todo o tipo de peixe salgado. Também com sushi, carpaccios, aperitivos, entradas, arroz com marisco ou peixe, pratos com massa e carne (canelones, lasanha, etc.). Ideal também com sobremesas com frutos vermelhos.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção das vinhas. A Pinot Noir é cultivada em Segrià, a Trepat em Conca de Barberà e a Xarel·lo na planície central do Penedès.
Clima
No Segrià, de onde vem a Pinot noir que faz 85% deste 'cava', a vindima de 2019 é considerada uma das melhores dos últimos 20 anos. O verão foi seco e não muito quente, com exceção de uma onda de calor no final. A quase ausência de chuvas e as noites especialmente frias permitiram vindimar cada vinha no seu ponto ideal. As variedades tintas, como o Pinot noir, têm um perfil maduro, intenso e saboroso. No Penedès, o padrão da colheita foi muito semelhante: as temperaturas muito elevadas e a falta de chuva propiciaram uma produção um pouco mais escassa, mas com uma saúde e uma concentração impressionantes.
Colheita
Vindima noturna no início de agosto, aproveitando a temperatura fresca e evitando a oxidação dos aromas da uva.
Vinificação
Quando chegaram à adega, as uvas foram suavemente prensadas numa prensa pneumática e o mosto obtido foi fermentado em pequenos lotes a 17 °C. Dosagem bruta: 9 gramas de açúcar por litro.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira por pelo menos 18 meses a temperatura constante entre as grossas paredes das garrafeiras da adega.