Descrição

Os vinhedos La Pirámide, Nicasia, Angélica e Adrianna estão situados a uma altitude considerável acima do nível do mar: mais de 1.000 metros. De lá provém a Malbec com a que se elabora este tinto, um vinho que se mostra fresco e intenso no nariz, com uma passagem por boca carnuda e opulenta.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2017
Álcool
13.8% vol.
Produção
150.000 garrafas
Variedade
100% Malbec
Outros formatos disponíveis:
Origem
Mendoza

Prova

Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Até 2023, se for conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Nome
Angélica, La Pirámide, Nicasia e Angélica Sur.
Descrição
Localizado na margem de uma ravina que termina no leito seco do rio Mendoza, entre 920 e 1.450 metros acima do nível do mar.
Solo
Solos de camadas finas de origem aluvial, cobertos por cascalho e depósitos calcários, arenosos e argilosos.
Clima
O clima de Mendoza é árido, as temperaturas têm uma oscilação anual significativa e a pluviosidade é limitada. Verões com temperaturas superiores a 25 ºC e invernos com temperaturas inferiores a 8 ºC.
Colheita
Cada lote é colhido separadamente, em momentos diferentes, para garantir níveis moderados de álcool e uma acidez natural óptima.
Vinificação
Os bagos inteiros são vertidos manualmente em barris de 225 a 500 litros para serem fermentados; os lotes são vinificados individualmente; fermentação e maceração durante 28 a 30 dias. Maceração a frio. Leveduras indígenas. Fermentação alcoólica e maloláctica em barris; regime de 'battonage' intenso para proteger o vinho e reduzir drasticamente a quantidade necessária de SO2.
Envelhecimento
18 meses em barricas de carvalho francês.
Engarrafamento
Em outubro de 2018, sem clarificar nem filtrar.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The polished and developed 2017 Catena Alta Malbec has balsamic aromas and a very attractive mixture of flowers, berries and spices. It has contained ripeness for a warm vintage, with a serious profile, medium body and fine-grained tannins, with good grip. It was fermented with full clusters and matured in used French oak barrels for some 18 months. I like the austerity and grip on the palate. 150,000 bottles produced. It was bottled in October 2018.

James Suckling:

The transparency to this malbec draws you in with the blackberry, blueberry and walnut undertones. Medium-bodied, very linear and tight with cool fruit and then a dry and bright finish. Drink or hold.