Descrição

Este vinho foi criado ex aequo por dois elaboradores de prestigio mundial: José Bento dos Santos e Michel Chapoutier. No seu coupage estão representadas duas variedades da região de origem de cada um: a famosa Syrah que celebrizou Chapoutier no Ródano norte, e a nossa autóctone Touriga nacional. O resultado é um tinto de grande complexidade que reúne uns aromas intensos e uma acidez vibrante. Só se elabora nos melhores anos, e desta colheita, que de por si é limitada, já só restam umas garrafas que conseguimos e pomos à sua disposição.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2007
Álcool
14.0% vol.
Variedade
75% Syrah, 25% Touriga nacional
Origem
IG Lisboa

Prova

Vista
Intenso, com reflexos rubí.
Nariz
Aromas de frutos pretos, especiarias, cacau, tinta e alcaçuz.
Boca
Potente e complexo, com taninos suaves e um paladar cremoso. Conta com uma boa acidez que lhe confere uma passagem por boca vibrante e longo.
Temperatura de servir
16 ºC.

Vinha e preparação

Solo
Argilo-calcário.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Desengace completo. Maceração durante 40 dias.
Envelhecimento
Envelhece entre 20 e 24 meses em barrica.

Avaliação dos peritos

Jancis Robinson:

I cannot imagine the vines are particularly old but the Syrah leather dominates this wine, which is noticeably ‘cooler’ than, say, Victor de la Serna’s Spanish Touriga Nacional grown at Finca Sandoval in Manchuela. A neat, well balanced, not too sweet mouthful. Oak just slightly prominent but a very exciting wine to follow.