Descrição

Um dos mais recentes vinhos a pertencer ao portefólio de Michel Chapoutier. Provém da região de Collioure, no Roussillon francês, e o seu coupage é dominado pela Grenache, embora com uma contribuição da Mourvèdre. Os aromas de framboesa e cereja predominam no nariz, enquanto na boca é maduro, com um toque de alcaçuz e mineralidade. Esta colheita é considerada muito fina pela própria adega.

 

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
15.0% vol.
Variedade
85% Grenache, 15% Mourvèdre
Outros formatos disponíveis:
Origem
Collioure

Prova

Boca
Suave e sedoso, com grande presença de frutos vermelhos como a cereja, a framboesa, o morango e a groselha preta.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Terraços câmbricos de mica-xisto com vista para o mar no "lieu-dit" Taillelauque.
Solo
De xisto.
Clima
A vindima de 2020 em Roussillon é descrita pela adega como uma colheita para os viticultores. O inverno foi marcado por chuvas abundantes, servindo perfeitamente de reserva para os meses quentes de verão. A primavera foi ligeiramente mais fresca do que o habitual, atrasando o abrolhamento em 10 dias. Entre o final de abril e o início de junho, voltou a chover muito, o que dificultou os trabalhos na vinha, pois não era possível aceder à mesma com a maquinaria adequada, o que provocou um grande trabalho de adaptação a esta situação. Estas chuvas evitaram o stress hídrico e permitiram uma colheita mais abundante do que em 2019. O verão foi seco e quente, o que, combinado com as reservas de água, permitiu uma maturação óptima. Como resultado de todas estas condições, foram obtidos vinhos muito estruturados e equilibrados, caracterizados por taninos sedosos e grande complexidade aromática.
Colheita
É realizada manualmente e de manhã cedo.
Vinificação
A extração é feita por remontagem durante a primeira semana. Nas 4 semanas seguintes, o enólogo não intervém: a extração é realizada por infusão lenta. As uvas não são desengaçadas e voltam ao mosto logo que a fermentação alcoólica esteja concluída.
Envelhecimento
Estágio entre 15 e 18 meses. É envelhecido 30% em demi-muids e 70% em cubas de betão.

Avaliação dos peritos

Jeb Dunnuck:

One of my favorite wines from this incredibly beautiful appellation, the 2020 Collioure Chrysopée is 85% Grenache and 15% Mourvèdre, always from the same parcel, that’s brought up 80% in concrete tanks and 20% in demi-muids. Offering lots of red and blue fruits as well as spice, exotic flowers, and some flinty mineral notes, this beauty is medium to full-bodied, has ripe tannins, and a seamless, incredibly elegant profile. It should drink well right out of the gate, and while I don’t think Collioure are particularly age-worthy, I see no reason this shouldn’t easily have 7-8 years, if not a decade of longevity.

 

The Wine Advocate:

A blend of 85% Grenache and 15% Mourvèdre, the 2020 Collioure Chrysopée looks like another winner, with lots of cherries, accented by complex hints of leather, dried spices and garrigue. It's full-bodied but framed by fine-grained tannins, finishing, long, elegant and seamless.