Descrição

Pago de Tharsys Cabernet Franc Natural Sin Sulfitos 2020 é um vinho natural no qual a intervenção humana tem sido mínima desde a viticultura até à vinificação. Aromas intensos e limpos de frutos pretos maduros no nariz: cereja preta, ameixa preta, amora. Na boca é uma explosão frutada; os frutos pretos maduros são os protagonistas e impregnam tudo.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Produção
1.960 garrafas
Variedade
100% Cabernet franc
Outros formatos disponíveis:
Origem
Utiel - Requena

Prova

Nariz
Aromas intensos e limpos de frutos pretos maduros: cereja preta, ameixa preta, amora. Quando se agita o copo, os aromas de alcaçuz são despertados.
Boca
Entrada limpa e seca, com uma acidez média que equilibra o grande amadurecimento e acrescenta frescura. Sabores intensos de fruta preta madura e compota. Corpo volumoso e tanino maduro, suave e agradável. Explosão frutada no paladar; os frutos pretos maduros são os protagonistas e impregnam tudo. Longa, volumosa e rica persistência.
Combinação
É um vinho ideal para acompanhar pratos de carne vermelha com um sabor intenso e um processo de cura longo cozinhadas com lenha. Será também um companheiro ideal para guisados de cozedura lenta com legumes, feijão pinto e enchidos fumados.

Vinha e preparação

Descrição
Estas uvas Cabernet franc provêm da parcela "Albar" localizada ao lado da adega na parte sul e foi plantada em 1986. Esta parcela é caracterizada pelo seu solo maioritariamente calcário e praticamente de cor branca, daí o seu nome (Albus em latim = Branco). Este solo assenta numa grande rocha calcária, chamada "Toba", que foi formada ao longo de 30 milhões de anos pela sedimentação de carbonatos existentes na água doce dos cursos de água subterrâneos que se depositaram sobre a vegetação viva.
Clima
O inverno de 2020 foi ameno e chuvoso, e como resultado, a brotação das variedades tintas antecipou-se para meados de Março. A primavera começou com chuvas fortes (80% mais chuva que um ano normal) e uma redução significativa da temperatura que abrandou o crescimento vegetativo durante algumas semanas, mas as fantásticas reservas de água levaram a um crescimento vegetativo extraordinário entre Abril e Maio, tanto que tiveram de fazer muita poda verde e gerir muito bem a copa para encorajar a floração e a maturação das uvas. Felizmente, o verão foi seco e menos quente que o habitual, com um grande contraste entre as temperaturas diurnas e nocturnas, o que levou a um amadurecimento lento da fruta com um elevado nível de saúde e qualidade.
Colheita
A vindima é realizada de madrugada para aproveitar a baixa temperatura, manualmente e em caixas de 10 kg. Quando chega à adega, a uva é selecionada e processada sem qualquer adição de sulfitos com a máxima higiene e rapidez para garantir os seus aromas e propriedades. A colheita deste Cabernet franc foi levada a cabo a 1 de Outubro.
Vinificação
Este é um vinho natural em que a intervenção humana tem sido mínima desde a viticultura até à vinificação. Neste caso, todos os factores de qualidade e higiene foram levados ao máximo porque não foram utilizados sulfitos em nenhum momento durante o processo de elaboração, a fim de preservar todas as características organolépticas da variedade no seu estado puro. Depois de esmagadas, as uvas foram submetidas a uma maceração a frio durante vários dias.
Envelhecimento
Envelheceu durante 3 meses em depósitos de aço inoxidável com as suas borras finas e não foi filtrado para preservar todas as suas características aromáticas e estruturais.