Descrição

Terras Gauda Etiqueta Negra é um dos vinhos mais especiais da adega, que definiu o seu próprio estilo quando se trata de compreender o potencial de envelhecimento dos brancos galegos. Procura a harmonia entre a Albariño, a Caíño blanco e a Loureiro e a subtileza do carvalho francês. O Albariño contribui com os seus aromas frutados e uma sensação de volume na boca, o Loureiro proporciona intensidade aromática floral e o Caíño blanco é responsável pela sua grande estrutura e singularidade.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2020
Álcool
12.5% vol.
Produção
24.506 garrafas
Subzona
O Rosal
Variedade
70% Albariño, 22% Caíño blanco, 8% Loureiro
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarelo dourado.
Nariz
Apresenta um atraente perfume que começa com um notável poder frutado com aromas de clementina, limão e lichia e notas ténues de flor de camomila. Estes aromas são unidos por notas terrosas, especiarias e de pimenta branca. No final, surgem sugestões de brioche, pão torrado e noz-moscada.
Boca
Poderoso, estruturado e vivo. É elegante e opulento ao mesmo tempo, dando uma sensação aveludada e envolvente. Tem um acabamento longo e persistente.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até 2026, se for conservado em condições óptimas.
Combinação
Ideal com peixe assado, carnes brancas, pratos de arroz, massas e até foie gras.

Vinha e preparação

Descrição
O Albariño e o Caíño branco provêm de parcelas em altitudes mais baixas, humidade mais elevada e mais quentes. O Loureiro provém de vinhas localizadas em altitudes mais elevadas e com menor humidade, mais frescas.
Clima
Atlântico. Agosto e setembro foram suaves e com pouca chuva, mantendo o adiantamento de todas as castas, com mostos muito equilibrados, acidez suave e vinhos extremamente longos, carnosos e vivos.
Colheita
Foram selecionadas parcelas específicas para cada variedade. O Albariño foi colhido entre os dias 11 e 18 de setembro e o Caiño entre os dias 21 e 26 de setembro.
Vinificação
Uma vez obtidos os mostos, a equipa decide as percentagens ideais para compor a mistura, que fermenta em barricas de carvalho francês novas e de um e dois usos e em foudres.
Envelhecimento
Após as fermentações alcoólica e maloláctica, começa um lento processo de estágio sobre as borras com três battonagens semanais nas barricas e duas nos foudres. O vinho permanece durante 5 meses em contato com as borras nas barricas e 9 meses e meio nos foudres.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Pretty nose of lemon zest, pomelo rind and a hint of stone. This is pure and bright with high, zesty acidity providing attack to the sleek mouth-feel with fine lees. Drink now.