Descrição

A Abadia de San Campio é sinónimo de mar e frescura, tanto por dentro como por fora. Este vinho monovarietal de albariño é um dos vinhos mais premiados da sua categoria. Em colheitas anteriores, ganhou o prémio «Gran Albariño de Oro» do I Concurso de Albariños del Mundo, realizado na Inglaterra, e também conquistou o primeiro prémio na Festa Anual do Abariño, realizada em Cambados (Pontevedra). Em suma, um vinho agradável, vivo, fresco e apetecível, com uma apresentação muito original

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Subzona
O Rosal
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarelo palha limpa e brilhante.
Nariz
Aromas com um perfil tropical acentuado, com predominância de ananás e manga madura, acompanhados por notas cítricas de lima e toranja, juntamente com notas de fruta branca (pêra e maçã).
Boca
Com grande força e equilíbrio no paladar. Acidez agradável e fresca, corpo encorpado e vivo. Retronasal tropical e final muito longo.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Este vinho deve ser consumido de preferência jovem. Não é necessário decantá-lo.
Combinação
Marisco, ostras, amêijoas e caranguejos. Também é muito adequado para acompanhar cozinha asiática.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas em Goián. Uvas provenientes das vinhas com maior altitude, menor humidade, mais frescas e com uma maior diferença de temperatura entre o dia e a noite, o que favorece uma maturação mais lenta da uva.
Tamanho
117 hectares.
Idade
Plantados entre 1989 e 1990.
Solo
Os vinhedos estão situados numa faixa de ardósia (xisto metamórfico único entre o granito predominante na denominação).
Clima
Atlântico.
Colheita
As uvas foram vindimas manualmente entre 15 e 16 de setembro. Em seguida, foram transportadas para a adega em caixas com peso não superior a 18 quilos, evitando assim que se danificassem.
Vinificação
Após uma maceração a frio, a fermentação tradicional ocorreu a baixa temperatura em depósitos de inox, após a colheita de leveduras naturais extraídas das próprias vinhas. O vinho é estabilizado a frio, filtrado e, finalmente, engarrafado.
Engarrafamento
Em dezembro de 2024.