Descrição

O encrave de Riofrío Alto é um dos locais mais emblemáticos da serra de Montilla e o berço deste branco seco intenso, complexo e com uma acidez excelentemente integrada, obtida após o seu estágio biológico sob véu da flor

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Serra de Montilla.
Variedade
100% Pedro Ximénez
Origem
Montilla-Moriles

Prova

Vista
Cor amarelo palha com reflexos dourados.
Nariz
Intenso e complexo, com aromas varietais de maçã assada, funcho, camomila e amêndoa. Final com massa madre e levedura típica do estágio biológico sob véu da flor.
Boca
Amplo e sedoso, com uma acidez bem integrada. Destacam-se a sua sapidez e frescura. Vinho que gerou um volume interessante em boca após passar mais de 24 meses em botas de fino CB. Um final longo e complexo, com um toque mineral e de fruta desidratada.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar marisco, peixe, sashimi, pratos com cogumelos, carnes brancas e arroz.

Vinha e preparação

Nome
Paraje de Riofrío Alto
Descrição
Vinhas velhas da variedade Pedro Ximénez, cultivadas em vaso, em diferentes parcelas deste encravado local da serra de Montilla.
Solo
Albariza.
Vinificação
Após o desengace, as uvas são prensadas diretamente e fermentadas em talhas de concreto de 300 arrobas.
Envelhecimento
O vinho repousa na mesma talha onde ocorreu a fermentação durante 8 meses (ou até a primavera seguinte à vindima), sob o véu da flor. Depois, o vinho passa para botas velhas situadas na Adega Monumental da casa, onde repousa sob o véu durante mais de 24 meses até à sua saca para engarrafamento.