Descrição

Quando este magnífico vinho foi adquirido em 1927, já era um amontillado de alta qualidade e um dos mais antigos em estágio (mais de um século, em média) no Marco de Jerez, das soleras de pré-filoxera do Conde de Aldama. A sua origem de manzanilla, o envelhecimento biológico e o subsequente estágio oxidativo ao longo de décadas fazem com que o International Wine Challenge 2017 lhe tenha atribuído uma medalha de ouro como um dos melhores amontillados do Marco.

Esta garrafa tem um formato de 50 centilitros.

* Embora este vinho se enquadre na categoria de VORS (Very Old Rare Sherry), os seus elaboradores preferem evitar rotulá-lo como tal porque consideram que esta categoria para vinhos com mais de 30 anos de idade não reflete o que um vinho com mais de 100 anos de envelhecimento como este contém no seu interior.

Informações de produto

A adega
Tipo
Amontillado
Álcool
22.0% vol.
Variedade
100% Palomino fino
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Cor âmbar brilhante.
Nariz
Intensidade aromática muito elevada, um perfume. Frutos secos bem equilibrados, sugestões de iodo e levedura de flor.
Boca
Concentrado, salino, envolvente e elegante. Persistência eterna.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Queijos curados, guisados, assados de caça, fumados, pratos com um sabor intenso.

Vinha e preparação

Solo
Albariza.
Envelhecimento
Idade média de mais de 100 anos.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

From a solera of 34 ancient botas and averaging 100 years of age, the Conde de Aldama Amontillado is glorious. Profound and deeply savoury on the palate with treacle and toffee, dried blood orange and beeswax characters, the palate is still tightly woven and detailed. Powerful rancio character but finely balanced with elegance and precision.