Descrição

«Vino de pueblo» cujas uvas nascem nas cabeceiras de vinhas velhas em Baños de Ebro, ou seja, em encostas com solos bastante pobres, de baixo rendimento, mas de grande qualidade. É o vinho com o qual os irmãos Iker e Alberto prestam homenagem à sua mãe Ana. Um coupage branco com duas das variedades características de Rioja, Viura e Malvasia. Notas cítricas e de pastelaria, juntamente com um paladar frutado e saboroso, muito agradável

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Produção
18.000 garrafas
Variedade
85% Viura, 15% Malvasía
Origem
Rioja

Prova

Vista
Aspecto limpo e brilhante, de cor dourada pálida e muito glicérico.
Nariz
Apresenta notas cítricas (ananás) e um toque de padaria, que se intensificam quando agitamos o copo.
Boca
O paladar é agradável, com caráter frutado. Saboroso, bem equilibrado, com excelente corpo e um final prolongado.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Frango e peru.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas plantadas pelos antepassados dos criadores do vinho nas cabeceiras de Baños de Ebro. São 15 pequenas parcelas com inclinações de até 25%, características da zona, onde os mais velhos do local plantavam as videiras Viura e Malvasía nas encostas dos vinhedos, em geral pobres, limitantes e de rendimento contido, para limitar a produção e obter um grão mais pequeno.
Idade
Entre 30 e 60 anos.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Os enólogos afirmam ser meros transmissores que procuram respeitar ao máximo os processos naturais de fermentação, com uma intervenção moderada para criar um vinho autêntico, que reflita a sua origem. Após uma breve maceração a frio e uma prensagem suave, o mosto flor realiza a fermentação alcoólica em barricas de carvalho francês a 16 ºC, entre 20 e 30 dias. Por fim, permanece 3 meses sobre borras em depósito com «battonages» semanais.