Descrição

A Chardonnay, acompanhada pelas variedades tradicionais de um cava Parellada, Macabeo e Xarel·lo, e enriquecida após mais de um ano de estágio em garrafeira, fazem deste branco de branco reserva da Codorníu, agora com uma nova imagem, o acompanhamento perfeito para qualquer ocasião gastronómica. Cremoso, amplo e persistente, o vinho ideal do início ao fim, com o toque preciso de classe e elegância.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Álcool
11.5% vol.
Variedade
70% Chardonnay, 15% Parellada, 15% Xarel·lo, Macabeo
Origem
Cava

Prova

Vista
Cor amarela brilhante com reflexos esverdeados. Bolhas finas e persistentes que formam um colar contínuo.
Nariz
Notas cítricas e de frutas tropicais são apreciadas, juntamente com aromas mais complexos de estágio (tostados, brioche) que enriquecem a paleta aromática.
Boca
É cremoso, amplo e persistente. Estas características contribuem para que seja muito versátil, acompanhando uma ampla variedade gastronómica.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Consumo
Recomenda-se o consumo no ano seguinte à sua aquisição. Se necessário, refrigere por duas ou três horas em uma cuba com água, sal e gelo. Evite o resfriamento repentino no congelador. Pode ser armazenado na posição vertical.
Combinação
Um garrafeira muito gastronómico, é um excelente acompanhamento para um menu completo: entradas, salteados de legumes, peixes, mariscos, carnes grelhadas e sobremesas.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas utilizadas na elaboração deste vinho provêm de duas zonas vitícolas distintas. A Chardonnay provém de vinhas próprias situadas na região de clima mais continental da D.O. a garrafeira, em Lleida, o que favorece uma ótima concentração, menor acidez, mais corpo e maior intensidade na uva. As restantes variedades provêm de vinhas selecionadas e encontram-se na zona do Penedés, onde estas variedades mostram toda a sua tipicidade: um bom nível de acidez, frescura e aromas cítricos e florais.
Colheita
Realiza-se em meados de agosto e sempre durante a noite, com o objetivo de manter as uvas o mais frescas possível, preservando assim os seus aromas e evitando processos de oxidação ou fermentações espontâneas.
Vinificação
Após a desengace e prensagem, obtêm-se os mostos. Colheita-se leveduras selecionadas e os mostos fermentam a uma temperatura entre 15 e 17 ºC. Uma vez concluída a fermentação e estabilizados os vinhos, procede-se ao loteamento e posterior engarrafamento juntamente com o licor de tiragem. As garrafas são transferidas para a garrafeira subterrânea (a uma temperatura constante de 17 ºC), onde ocorre a segunda fermentação, seguida de um período de estágio em contacto com as borras das leveduras. Posteriormente, ocorre o remouage e o dégorgement, momento em que são extraídos os sedimentos depositados após a segunda fermentação. Em seguida, é adicionada uma quantidade de licor de expedição que determinará o teor de açúcares residuais do garrafeira. Por fim, a garrafa é definitivamente tampada com uma rolha de cortiça.
Envelhecimento
Mais de 15 meses em contacto com as borras de levedura dentro da própria garrafa, o que o torna um cava reserva.