Descrição

Um cava de paraje qualificado com um envelhecimento superior a 90 meses que expressa a força e a singularidade do solo e do clima onde nasce: La Pleta, uma pequena parcela localizada em Costers del Segre. Aí, a casta Chardonnay encontra as condições ideais para o seu cultivo, tornando possível um espumante complexo com notas de brioche, creme de limão e frutos secos e um paladar saboroso, com grande acidez e volume. Apresentado em estuche.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2013
Álcool
11.5% vol.
Produção
325 garrafas
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Cava

Prova

Vista
Amarelo palha com reflexos dourados e bolhas elegantes e delicadas.
Nariz
Aroma intenso com abundante presença de frutas de água e frutas de caroço, acompanhadas por elegantes notas de flores brancas. Ao abrir na taça, surgem novos aromas provenientes do seu longo estágio, acompanhados por um delicado fundo lácteo e agradáveis notas iodadas.
Boca
Um cava intenso, volumoso e agradável, com um bom equilíbrio e uma textura aveludada no paladar. As suas bolhas são elegantes e cremosas.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Marisco, pratos de mar temperados (caldereta, marmitako, zarzuela, bullabesa), arrozes, carnes guisadas, estufados e fumados.

Vinha e preparação

Nome
La Pleta.
Descrição
O encrave classificado La Pleta é uma pequena parcela em Costers del Segre, a 286 metros de altitude, orientada para sudoeste.
Tamanho
7 hectares.
Idade
Vinhas plantadas no ano 2000.
Solo
A videira é plantada em solos francos, argilosos, pouco profundos, com muito pouca matéria orgânica.
Clima
Embora a colheita de 2013 tenha acabado por ser uma das melhores da última década, o tempo durante todo o ciclo manteve a adega em suspense até ao último momento. Destacaram-se especialmente as temperaturas mais frescas e a falta de chuva durante junho e julho, embora no final deste último mês tenham ocorrido várias tempestades noturnas, seguidas de dias brilhantes. Agosto foi quente e seco, e setembro e outubro mais frescos, mas com dias muito luminosos. Estas temperaturas e a falta de precipitação propiciaram uma vindima mais tardia, mas abundante e com uma maturação lenta e progressiva.
Colheita
Vindima manual noturna em pequenas caixas no início de agosto, aproveitando as temperaturas mais frescas e evitando a oxidação dos aromas da uva.
Vinificação
As uvas foram transportadas num camião refrigerado. À chegada, são selecionadas, arrefecidas e prensadas numa prensa pneumática. O mosto fermentou em pequenos depósitos a 17 °C. Após a fermentação, foram selecionados os que comporiam o «coupage» final.
Envelhecimento
Estágio de mais de 90 meses a uma temperatura constante de 14 °C entre as grossas paredes daquela que foi a primeira garrafeira da Codorníu.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

This has aromas of apples, licorice, onions, citrus, mayonnaise and honey. It’s medium-bodied with rounded bubbles. Tasty and layered, with a slight herbal and balsamic touch too. Rather old style. Drink now.