Descrição

Um extraordinário coupage dominado pela casta Xarel·lo, criado pelo enólogo Siscu Martí Badía. Um branco diferenciador e autêntico, reflexo dos solos aluviais e argilo-calcários de Montserrat e de uma viticultura justa. Cítrico, fresco e fino, é per feito para uma variedade de pratos com peixe.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Produção
65.000 garrafas
Subzona
Montserrat.
Variedade
79% Xarel·lo, 11% Muscat, 4% Chardonnay, 3% Macabeo, 3% Garnacha blanca
Origem
Cataluña
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Bela cor amarelo palha com leves reflexos esverdeados.
Nariz
Perfumado e sedutor, com intensas notas de frutas branco, como pêra e maçã, matizes de ervas silvestres, um sutil toque de frutas exóticas, como lichia, e delicadas notas cítricas.
Boca
Expressivo e agradável, com um bom equilíbrio entre as notas gulosas e a frescura, revelando no final notas de frutos de caroço, como nêsperas, e subtis nuances de anis.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes crus, como tártaro de salmão ou atum, peixes brancos, marisco, arroz cremoso e queijos curados de ovelha ou cabra.

Vinha e preparação

Descrição
Agricultura biológica e biodinâmica. Vinhas plantadas na zona de Esparraguera, no sopé de Montserrat, a 165 metros de altitude.
Tamanho
22 hectares.
Idade
Entre 30 e 50 anos.
Solo
Aluvial, argilo-calcário, com presença de cascalho.
Clima
Mediterrâneo.
Rendimento
4.500 videiras por hectare.
Colheita
A vindima foi realizada nas seguintes datas: Xarel·lo, 21 de setembro; Muscat, 1 de setembro; Chardonnay, 15 de agosto; Macabeo, 30 de agosto; e Garnacha branca, 29 de agosto.
Vinificação
A uva é introduzida inteira, desengaçada, prensada suavemente e o mosto resultante é desengaçado de forma estática a 15 ºC durante 24 horas. Posteriormente, é realizada a trasfega e é semeada com as suas próprias leveduras naturais, cultivadas num pé de cuba elaborado com uvas da própria quinta. A fermentação é realizada em depósitos de inox de 25 a 200 hl, a temperatura controlada (15-17 ºC) durante duas semanas.
Engarrafamento
Em março de 2025.