Descrição

Elaborado na adega que a Marqués de Riscal possui em Rueda, este vinho monovarietal de Verdejo surge como uma extraordinária amostra do potencial desta casta. A partir de vinhas do Pago del Montico e com um período de estágio sobre borras, o resultado é um branco untuoso, com grande intensidade aromática e uma acidez ótima. Classificado como Gran Vino de Rueda, possui também certificação orgânica e é adequado para veganos.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor amarelo esverdeado.
Nariz
Expressivo e aromático. Expressa notas de funcho, ervas finas, flores branco, pêra e pêssego.
Boca
Gordura, fresca, muito untuosa e com um final longo e redondo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes, mariscos, carnes brancas, presunto, massa, frango e carnes frias.

Vinha e preparação

Nome
Pago del Montico.
Descrição
Proveniente de vinhas certificadas como biológicas e plantadas em vaso nas terras altas do rio Duero.
Idade
Mais de 40 anos.
Solo
Cascalho, pobre e com pedras rolantes.
Clima
O inverno foi ameno e o ciclo vegetativo adiantou-se, mas uma geada em 23 de abril causou graves danos e perdas significativas, dependendo da altitude e das características de cada parcela. Embora maio e junho tenham sido frescos e chuvosos, favorecendo o desenvolvimento de doenças e exigindo cuidados intensivos, a vinha manteve uma boa disponibilidade hídrica graças às abundantes precipitações do inverno. Após um verão quente e seco, duas chuvas no final de agosto ajudaram a completar a maturação das uvas.
Colheita
Manual, iniciou-se em 29 de agosto e teve duração de 30 dias.
Vinificação
À chegada à adega, as uvas são arrefecidas em câmaras antes de serem submetidas a um duplo processo de seleção manual. Em seguida, as uvas inteiras (desengace) são ligeiramente prensadas em atmosfera inerte para obter um mosto flor de elevada qualidade. Posteriormente, o mosto é ligeiramente decantado e enviado para fermentação apenas com a presença de leveduras autóctones.
Envelhecimento
Após a conclusão da fermentação e após um primeiro transfegar, o vinho permanece em contacto com as suas borras finas durante pelo menos 8 meses. Estas borras ou restos de leveduras inertes são colocadas em suspensão através de nitrogénio, pelo menos uma vez por semana. Este tipo de estágio sobre borras finas facilita a libertação de uma série de compostos que aumentam o corpo, a untuosidade e a complexidade do vinho, além de melhorar a sua estabilidade aromática durante a sua permanência na garrafa.