Descrição

Monovarietal de Verdejo com a classificação de Grande Vinho de Rueda, proveniente dos terraços mais altos do rio Duero. A sua fermentação em barrica resulta num vinho com um fundo de borras finas, notas de madeira tostada e um paladar untuoso. Complexo e elegante, muito versátil e com grande afinidade gastronómica.

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2024
Álcool
13.7% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Dourado pálido.
Nariz
Elegante e complexo. Apresenta aromas cítricos, ervas silvestres, frutos secos e notas tostadas da barrica.

Boca
Untuoso, com um fundo de borras finas e um final muito agradável.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes com molho, carnes brancas, molhos não muito fortes, cordeiro assado, legumes grelhados e leguminosas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas plantadas em vaso, situadas entre La Seca e Rueda, e de pé franco em Aldeanueva del Codonal, Aldehuela e Moraleja de Coca (Segóvia).
Idade
Seleção de vinhas com idades compreendidas entre 50 e 120 anos.
Solo
Terrenos pedregosos.
Clima
O inverno foi ameno e o ciclo vegetativo adiantou-se, mas uma geada em 23 de abril causou graves danos e perdas significativas, dependendo da altitude e das características de cada parcela. Embora maio e junho tenham sido frescos e chuvosos, favorecendo o desenvolvimento de doenças e exigindo cuidados intensivos, a vinha manteve uma boa disponibilidade hídrica graças às abundantes precipitações do inverno. Após um verão quente e seco, duas chuvas no final de agosto ajudaram a completar a maturação das uvas.
Colheita
Manual, entre 29 de agosto e 29 de setembro.
Vinificação
Ao chegar à adega, as uvas passam por uma mesa dupla de seleção de cachos e bagos inteiros. Posteriormente, as uvas são prensadas sem esmagamento. Desta forma, limita-se ao máximo a oxidação do mosto. A fermentação é realizada em barris de 600 litros de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 8 meses em barricas de 600 litros de carvalho francês (Allier, Nevers e Vosges). Batonnage e remouage semanal das borras durante os primeiros 3 meses. Posteriormente, em função do estágio.