Descrição

Excelente albariño que se comporta como o acompanhamento perfeito para peixes, mariscos, comida oriental, arroz e queijos suaves. Fresco, vivo, cheio de equilíbrio e potência e com excelentes aromas cítricos e de frutas brancas. Nas palavras do seu criador, Ángel Suárez,«esta colheita de 2023 da Lagar de Cervera exemplifica como os esforços e a honestidade na vinha chegam ao copo de vinho. Um albariño sem concessões, fiel ao seu estilo, que nos mostra o caminho para a sustentabilidade com a melhoria constante da qualidade».

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
13.0% vol.
Subzona
O Rosal e O Salnés.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarelo esverdeado límpido e brilhante.
Nariz
Destaca-se pelo seu aroma varietal perfeitamente definido proveniente da casta albariño. Destacam-se as notas de fruta branco, como maçã e pêra, com toques de melão maduro e um fundo cítrico e floral.
Boca
Apresenta o frescor e a vivacidade característicos da variedade. Muito amplo e equilibrado, com boa estrutura e um final longo e persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Aperitivos, marisco e peixe. Recomendado com queijos suaves, comida oriental, arroz, massa e aves

Vinha e preparação

Nome
Fincas Silvosa y Viñadeiro
Descrição
Condução em espaldeira.
Tamanho
60 hectares.
Idade
Por volta dos 25 anos.
Solo
Ácidos de textura franco-arenosa com elevada presença de esquistos em O Rosal e de granito decomposto em O Salnés.
Clima
Inverno mais quente e chuvoso do que o habitual. A primavera, seca e com temperaturas muito elevadas, resultou numa brotação precoce e numa boa frutificação. Verão extremamente quente com numerosas noites tropicais. Setembro começou com episódios pontuais de tempestades e um tempo ensolarado que se prolongou até outubro, com temperaturas recorde.
Colheita
Uma das mais precoces dos últimos anos, iniciando-se a 31 de agosto na propriedade Silvosa e a 8 de setembro na vinha mais setentrional, Viñadeiro. Primeira seleção de cachos e vindima manual, que é rapidamente transportada em pequenas caixas para as instalações frigoríficas da adega. Em seguida, foram examinados grão a grão pela selecionadora ótica, eliminando aqueles que não cumpriam os rigorosos parâmetros da adega. Pela primeira vez, as uvas de O Salnés foram vinificadas na nova adega
construída na propriedade Troviscoso (Cambados).
Vinificação
A massa é arrefecida a 10 ºC para ser prensada num ambiente inerte, evitando oxidações indesejadas. Após a desfangagem, a fermentação é realizada a 15 ºC. Devido às características meteorológicas e ao equilíbrio dos mostos obtidos, os vinhos não realizam a fermentação malolática. Conservação do vinho no depósito juntamente com as suas borras finas que, através de remontagens periódicas, são mantidas em suspensão, conferindo complexidade.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Not a fruity albarino, but rather more serious, with a prominent, briny, sea salt note, plus oyster shells and a touch of white blossoms. Chalky and more closed and linear than the Pazo de Seoane, with a focused, saline finish. Pure and gastronomic. A blend of albarinos from O Rosal and Salnés. Drink now.

Tim Atkin:

Lagar de Cervera's biggest-volume Albariño uses grapes from 35 different parcels in O Rosal and the Salnés Valley, which provide "texture" and "salinity", respectively, according to Julio Sáenz. Made in substantial volumes of 200,000 bottles this has attractive citrus and tutti frutti flavours, an undertone of stony minerality and a bright finish. 2024-27