Descrição

Um branco repleto de frescura e corpulência, muito fácil de beber. Uma excelente oportunidade para experimentar uma variedade desconhecida em Espanha, a Rabigato, que, juntamente com outra variedade autóctone portuguesa, a Arinto, que confere grande acidez, fazem deste vinho uma aposta segura para quem procura facilidade de gole, matizes e diversão. Este 2019 está no seu momento ideal de consumo, um branco maduro que merece toda a sua atenção.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2019
Álcool
12.0% vol.
Variedade
Rabigato, Arinto
Origem
Douro

Prova

Vista
Dourado pálido com reflexos esverdeados.
Nariz
Frutado, cítrico e com matizes marcantes de flores branco.
Boca
Surpreende pela sua densidade e frescura. Cremoso e vibrante.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Até 2028 em ótimas condições de conservação.

Vinha e preparação

Clima
A campanha de 2019 foi caracterizada por um clima muito seco e frio. Após um inverno com temperaturas abaixo da média, estas recuperaram no início da primavera, mas voltaram a cair no final da estação, mantendo-se baixas durante todo o verão. Este fenómeno proporcionou boas condições para a floração, com o consequente potencial produtivo interessante. Os dias amenos e as noites frescas do mês de agosto propiciaram uma maturação lenta e equilibrada, dando origem a uma vindima longa, com uma colheita muito seletiva de diferentes parcelas e variedades de uva.
Colheita
A vindima começou com a Rabigato no dia 22 de agosto.
Vinificação
As uvas são ligeiramente esmagadas. Em seguida, são arrefecidas e prensadas numa prensa vertical tradicional. O mosto é transferido para pequenas cubas com controlo de temperatura para completar a vinificação. Cada variedade de uva é vinificada separadamente.
Envelhecimento
Estágio de 7 meses em presença de suas borras em depósitos de inox.