Descrição

O nome deste vinho esconde uma história interessante, pois provém de uma antiga prisão de escravos localizada na Guiana Francesa. O terreno onde foram plantadas as castas Garnacha e Cariñena para a produção deste tinto era tão duro que a mãe de Michel Guiraud, o seu elaborador, disse que estavam a trabalhar como se estivessem em Cayenne, ou seja, como se fossem escravos. À parte esta anedota, «Comme à Cayenne» é um vinho concentrado, mas sem excessos, elegante e onde se podem apreciar principalmente notas de frutos pretos e especiarias.

Informações de produto

O produtor
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.5% vol.
Variedade
85% Garnacha, 15% Cariñena
Origem
Saint-Chinian

Prova

Vista
Vermelho granada profundo.
Nariz
Notas de frutos pretos e especiarias.
Boca
Um vinho concentrado, mas sem excessos. Intenso, elegante, bem equilibrado e com uma autêntica mistura de especiarias (alcaçuz) e frutos escuros (cerejas, groselhas pretas).
Temperatura de servir
16 ºC.
Combinação
Recomendado para acompanhar carne de cordeiro, aves e vitelo.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha localizada em Roquebrun, a norte de Béziers, na região de Languedoc, a 150 metros de altitude.
Idade
A casta Garnacha tem 35 anos e a Cariñena mais de 80.
Solo
Lousa de granito duro.
Clima
Mediterrâneo.
Colheita
Manual.
Vinificação
Uvas trituradas e parcialmente pisadas. Misturadas até ao início da fermentação. Fermentação sem leveduras artificiais. O vinho é extraído e colocado num tanque cheio. Fermentação malolática sobre borras.
Envelhecimento
Estágio em tanques de madeira sobre borras com batonnage periódico. Sulfitos adicionados no final do processo de maturação.