Descrição

O albariño que leva o nome de Alberto Nanclares, 50% deste projeto galego, é a combinação perfeita de potência e elegância, enriquecida após uma fermentação parcial e um estágio em barrica que sustenta uma vida com muito mais para dar com o passar do tempo. Um branco de produção limitada, sedoso, polido e fresco, apesar do carvalho, que vale a pena examinar de perto. 

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
12.2% vol.
Subzona
Valle del Salnés
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarela-palha, limpa e brilhante, com laivos esverdeados.
Nariz
Aromas de frutas tropicais (maracujá, banana, lichia) com notas florais de funcho e notas balsâmicas.
Boca
Um vinho branco fresco, frutado e floral, onde as sensações de fruta de caroço se conjugam com toques verdes herbáceos, um ligeiro tom leitoso, e um final elegante e agradável com amargor vegetal.



Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Para ser apreciado agora ou até cerca de 2030, se mantido em condições óptimas.

Vinha e preparação

Nome
Soverribas, Praeira (Facho), Tomada de Juana, Albarellos, Senra, Gandarela, Freixido e Monte Xago.
Descrição
Vinhas provenientes de oito quintas próprias nos concelhos de Cambados e Portas. Orientação nordeste na quinta de Soverribas e sudeste nas restantes quintas.
Idade
Vinhas de 15 a 95 anos.
Solo
Xabre (granito decomposto) nas herdades de Tomada de Juana e Albarellos e franco-arenosa de rocha granítica nas restantes herdades.
Clima
Atlântico.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos e seleção dos cachos na vinha.
Vinificação
Prensagem das uvas sem desengace em prensa pneumática a baixa pressão. Fermentação alcoólica de 46% do vinho em barricas usadas de carvalho francês das tanoarias Demptos, Dammy, Radoux e Doreau, com capacidades de 450 e 500 litros, e os restantes 54% em cubas de inox. O processo decorre com as suas próprias leveduras, sem trasfega, sem adição de quaisquer produtos, exceto SO2, e com "bâtonnage" semanal durante 3 meses.
Envelhecimento
Estágio sobre as borras durante 9 meses.
Engarrafamento
É engarrafado sem estabilização tartárica prévia a frio, sem colagem e com filtração grosseira e SO2 em doses moderadas.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

I tasted a super bottle of the 2023 Alberto Nanclares, which this year is quite gentle, with lower alcohol, 12.2%, and lower acidity but a slightly higher pH to achieve the balance, which to me is more fragile and ethereal. They used their own grapes, with a mixed fermentation in stainless steel and oak and matured with lees for nine months. 3,064 bottles and 50 magnums produced. It was bottled in August 2024. This is sold without appellation of origin.