Descrição

Estamos perante um branco muito singular, uma vez que é elaborado principalmente com Caíño branco, uma casta autóctone e muito minoritária da Galiza. A virtude essencial do Caíño branco é a sua facilidade em extrair ao máximo as características do terroir onde se encontra. A sua excelente acidez e o seu delicioso leque aromático de frutas cítricas e tropicais tornam-no uma opção extraordinária para apreciar com produtos do mar.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
12.5% vol.
Subzona
O Rosal
Variedade
98% Caiño blanco, 1% Albariño, 1% Loureiro
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
De cor amarelo palha brilhante.
Nariz
Aromático, potente e fresco. Seduza com os aromas cítricos e de frutas tropicais maduras, como ananás, pêssego e melão. Também aparecem notas sutis de sal e ervas aromáticas, terminando com um leve toque cremoso de borras finas.
Boca
Amplo, redondo, sedoso e persistente. Com uma acidez vibrante que confere equilíbrio ao vinho.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 °C.
Consumo
Até 2027, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar guisados e pratos de arroz com peixe, marisco grelhado, saladas frescas e aperitivos leves.

Vinha e preparação

Idade
Vinhas plantadas entre 1989 e 1990.
Solo
Os vinhedos estão situados numa faixa de ardósia.
Clima
Atlântico.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 kg, com o objetivo de evitar a ruptura das peles e a oxidação, preservando assim os aromas frescos e primários.
Vinificação
As três variedades são vinificadas separadamente. Posteriormente, é realizada uma maceração a frio, na qual a Caíño Branco permanece por mais tempo para extrair melhor os aromas próprios da variedade. Após a fermentação alcoólica, o vinho permanece em contacto com as suas borras durante aproximadamente 2 meses. No final, o vinho permanece a baixa temperatura por pelo menos mais 6 meses até ser engarrafado.
Envelhecimento
Antes de ser comercializado, o vinho permanece um ano em garrafa, onde termina o seu processo de maturação.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

La Mar uses raw material from Parcel C3 of the Finca Nova and is a highly unusual cuvée of Caíño Blanco and 1% each of Albariño and Loureira. Weighty, perfumed and concentrated, it has green apple and lemon juice flavours that are reminiscent of Burgundian Aligoté and a hint of aniseed. 2025-32

James Suckling:

Sliced apples, wet stones and seashells on the nose of this briny white. It’s medium-bodied, stony and compact, with chalky undertones. Drink now.