Descrição

O Ola del Melillero é um vinho branco mediterrânico, muito sugestivo, que combina a elegância e a frescura da Pedro Ximénez com a doçura e a franqueza da Moscatel. Mais uma excelente amostra da viticultura árdua praticada nas parcelas escarpadas dos Montes de Málaga e da Alta Axarquía.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
13.0% vol.
Variedade
90% Pedro Ximénez, 10% Moscatel
Origem
Sierras de Málaga

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante.
Nariz
Delicada, com flores brancas que sugerem frescura.
Boca
Apresenta uma acidez muito integrada com a fruta, frescura, equilíbrio e, ao mesmo tempo, complexidade, redondeza e untuosidade proveniente do estágio em barrica com as suas borras finas. Um toque de amargor final lembra-nos a presença do moscatel.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Servido bem frio, é ideal para acompanhar peixes e mariscos, arroz, vegetais e carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
A Pedro Ximénez provém de vinhas de montanha e de pequenas parcelas de sequeiro situadas entre os municípios de Málaga e Colmenar, quase ocultas num bosque mediterrânico de azinheiras, sobreiros e pinheiros-bastos, a uma altitude entre 800 e 1000 metros. O terreno é extremamente escarpado, com inclinações entre 46 e 76%, o que obriga a um trabalho manual com técnicas de viticultura ancestrais. Por sua vez, a Moscatel é originária de quatro parcelas localizadas nas aldeias de Benamargosa, Viñuela e Comares, na Alta Axarquía, a cerca de 700 e 800 metros de altitude, com um relevo igualmente acidentado como o das vinhas de Pedro Ximénez e uma inclinação que oscila entre 40 e 78%.
Idade
Vinhas com idades compreendidas entre os 40 e os 150 anos.
Solo
Nas parcelas de Pedro Ximénez dos Montes de Málaga, ou solo é malaguí, muito pobre em matéria orgânica, originário de uma sima marinha muito profunda com 600 milhões de anos (pré-cambriano) e extremamente complexo, com predominância de filitas (ardósia de origem argilosa), grauvaca (rochas arenosas), calcários deformados, rochas ígneas vulcânicas, fósseis marinhos, quartzo, granito e sílica, entre outros. Os solos das parcelas da Axarquia são xistosos com quartzo branco, também muito pobres em matéria orgânica.
Clima
Mediterrâneo temperado sub-húmido.
Rendimento
900 quilogramas por hectare.
Colheita
As uvas são colhidas manualmente em caixas de 9 kg com a ajuda de mulas e transportadas da vinha em refrigeradores.
Vinificação
Aos mostos obtidos destas parcelas, é feita a colheita também dos mostos prensados de Voladeros e Monticara. Maceração pelicular na prensa.
Envelhecimento
Estágio sobre lías durante 10 meses em depósitos de inox e 30% em barricas de carvalho francês, a temperatura controlada.