Descrição

Legaris Reserva é um vinho monovarietal de Tinto fino proveniente de vinhas com até 90 anos, localizadas a altitudes que atingem quase mil metros acima do nível do mar. É engarrafado apenas em colheitas de completa maturação fenólica da uva (de facto, recentemente, as colheitas de 2013 e 2018 foram omitidas), o que permite obter um vinho com grande potencial de envelhecimento em garrafa. Um Ribera clássico, suculento, profundo e encorpado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2021
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja muito intenso com reflexos granada.
Nariz
Aromas de frutos pretos muito maduros misturados com finos matizes balsâmicos e tostados.
Boca
Vinho tinto muito encorpado, aveludado, potente, quente e com um final de boca prolongado.
Temperatura de servir
16 °C. Recomenda-se decantar 60 minutos antes do consumo.
Consumo
Até aproximadamente 2036, se mantido em condições ideais.
Combinação
Cordeiro castelhano, carnes vermelhas assadas ou grelhadas, guisados de caça e queijos curados.

Vinha e preparação

Descrição
Pequenos vinhedos em vaso provenientes de quatro aldeias localizadas em Burgos: Peñaranda de Duero, Moradillo e Olmedillo de Roa, Gumiel de Mercado e Villovela de Esgueva. A altitude média destes vinhedos varia entre 800 e 950 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas com idades compreendidas entre os 30 e os 90 anos.
Solo
Pobre, pouco fértil, arenoso com cascalho e argilo-calcário.
Clima
Continental. O ciclo da colheita de 2021 foi marcado por um mês de janeiro especialmente frio devido à incidência da tempestade Filomena, registando-se temperaturas mínimas em meados do mês de até -15 e -20 °C em locais como Aranda de Duero e San Esteban de Gormaz. Inicialmente, não se observaram danos causados por estas temperaturas, embora em algumas parcelas, tanto nas próprias gemas como na madeira velha, se tenham perdido pontos de poda e até braços de algumas plantas nos casos mais extremos. Apesar de, desde o final de maio até grande parte de junho, terem ocorrido diferentes episódios de tempestades em várias zonas da denominação, com alguns casos de granizo, a maturação decorreu de forma correta e foi favorecida pela ausência de chuvas desde o início de setembro até meados de outubro, pelas intensas variações térmicas entre o dia e a noite e pela boa luminosidade dos dias.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg.
Vinificação
Ao chegar à adega, as uvas foram armazenadas em câmaras frigoríficas durante uma noite a 6 °C e, na manhã seguinte, foram cuidadosamente inspecionadas na mesa de seleção. Depois de desengace e transportadas em correias, chegaram aos depósitos troncocónicos de inox de 5.200 litros, onde foram elaboradas separadamente de acordo com as diferentes origens. Assim começou uma maceração pré-fermentativa de vários dias a baixa temperatura. A fermentação foi realizada entre 28 e 30 °C com as suas leveduras autóctones, durante a qual foram feitas três pisagens manuais e descubas três semanas após o encubamento das uvas, obtendo-se apenas o vinho flor, sem adicionar posteriormente o vinho de prensa. A fermentação malolática ocorreu em barricas novas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas bordelaises de carvalho francês de grão fino, um quarto delas novas, até ao coupage final.
Engarrafamento
Em novembro de 2023. Trata-se de um vinho sem filtrar, que não foi clarificado nem estabilizado pelo frio, pelo que, devido ao seu processo de elaboração natural, poderá apresentar sedimentos.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

The Legaris Reserva hails from two villages at altitude - Gumiel de Mercado and Moradillo de Roa - and is a beautifully weighted Tempranillo from Jorge Bombín. Serious, intense and focused, it has the tannic backbone to age, top notes of aromatic spices, sappy plum and blackberry fruit and fresh, balancing acidity. Built to last. 2028-38.