Descrição

Este espumante, cujo nome provém das barricas de 225 litros em que é envelhecido, é elaborado com as castas Macabeo, Xarel ·lo e Parellada, provenientes das vinhas próprias situadas no encrave classificado da propriedade de Can Martí . Possui aromas que lembram flores frescas, flor de mel e alecrim. Em boca é complexo e com muitos matizes.

Informações de produto

Tipo
Espumante
Colheita
2018
Álcool
11.5% vol.
Produção
17.000 garrafas.
Variedade
57% Xarel·lo, 23% Macabeo, 20% Parellada
Origem
Corpinnat
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo palha, límpido e transparente. Bolhas finas que formam um rosário constante.
Nariz
Aromas agradáveis que lembram flores frescas, flor de mel e alecrim. Notas lácteas agradáveis que lembram creme inglês e brioche caramelizado. Notas levemente torradas que, em conjunto, conferem uma boa estrutura.
Boca
Complexo e com muitos matizes, sensação de bolhas muito agradável em boca. Complexidade equilibrada entre o estágio e a frescura, que o tornam longo e leve. Notas de pastelaria fina, tostados subtis e fruta.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Can Martí
Descrição
A propriedade Can Martí pertence à família Torelló desde 1395 (século XIV). São cultivadas de forma biológica cerca de 80 hectares de 11 variedades diferentes.
Tamanho
135 hectares.
Solo
Arcillo-calcário.
Clima
2018 será lembrado como o ano com mais chuvas de que se tem memória, o que levou a um atraso de 10 dias na vindima em relação ao ano anterior. Foram detectados pequenos focos de míldio, mas, ao colher manualmente, as uvas foram pré-selecionadas na vinha, afetando apenas a produção, mas não a qualidade. Os vinhos desta colheita, complexa do ponto de vista climatológico, caracterizaram-se por um equilíbrio surpreendente entre a acidez e o grau alcoólico, aspecto essencial para os espumantes de longo estágio.
Colheita
A vindima é realizada manualmente em caixas de 25 kg, paletes de 200 kg e pequenos reboques de 2500 kg. Iniciou-se a 13 de agosto e terminou a 27 de setembro, com algumas interrupções devido a tempestades e à espera da maturação de algumas variedades.
Vinificação
Os cachos chegam inteiros à adega e, após passarem pela mesa de seleção, cada variedade é prensada separadamente de forma suave. As prensas contam com a tecnologia Inertys, que protege o mosto da oxidação durante a fase de prensagem. Após a primeira fermentação em depósitos de inox, o vinho base passa por barricas de carvalho francês Allier de 225 litros.
Envelhecimento
Estágio mínimo de 48 meses em garrafa. Anualmente, é realizado o «poignettage» (agitação da garrafa), que faz com que as leveduras se misturem novamente com o vinho. Desta forma, o espumante é enriquecido em aromas e sabores.
Engarrafamento
No inverno, realiza-se o engarrafamento e, posteriormente, a segunda fermentação em garrafa. Degorgement sem adição de açúcares.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2018 225 Brut Nature surprised me with its balsamic nose. 2018 was a very rainy year with a late harvest, and the wines have very good balance between acidity and alcohol. This blend of 53% Xarel.lo, 27% Macabeo and 20% Parellada fermented and matured for three months in 225-liter barrels before it was put to referment in bottle, where it was kept with lees for 45 months. It has subtle smoky notes and hints of flowers and herbs. It has abundant, very fine bubbles and a dry, chalky sensation and a very tasty, almost salty finish. 17,000 bottles and 800 magnums were produced. - Luis Gutiérrez.