Descrição

A região sul-africana de Swartland é o local de onde provém a Chenin blanc de onde é elaborado este branco, com o nome das famílias de porcos-espinhos que podem ser encontrados nos arredores da adega. Com ela, a firma tentou capturar toda a personalidade desta região a norte da Cidade do Cabo do seu esforço contínuo de conservação da sua biodiversidade. O resultado é um vinho honesto, fiel à casta e ao terroir.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2021
Álcool
12.6% vol.
Variedade
100% Chenin blanc
Origem
Franschhoek

Prova

Nariz
Mostra uma mistura de salada de frutas com aromas de ameixa verde, lima fresca, maçã amarela, melão verde, mesmo notas de angélica e verbena de limão, criando complexidade. O carácter tropical continua até ao paladar, com sabores de maracujá, goiaba, ananás e papaia.
Boca
Ligeiramente pedregoso mas equilibrado, de corpo médio e vibrante. Acidez integrada. Persistem notas de marmelo cristalizado, figo verde e estragão, com uma nostálgica tonalidade de mineralidade calcária.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas cultivadas com uma abordagem respeitosa do ambiente.
Solo
Granítico decomposto, que traz frescura e um carácter frutado.
Clima
Na temporada de 2021 as variedades brancas, incluindo a Chenin blanc, amadureceram excepcionalmente cedo, com ondas de frio no final da colheita e chuvas inesperadas complicando ainda mais a situação. Apesar destas adversidades, a qualidade das uvas era excelente, principalmente porque os solos estavam suficientemente húmidos após a seca prolongada. A colheita foi também um pouco maior que o habitual, embora as bagas fossem minúsculas, dando sumo concentrado e aromas e sabores intensos.
Vinificação
Isto é realizado com base numa abordagem natural sem acidificação ou acréscimos.