Descrição

Coupage original composto por Grenache gris e Grenache blanc provenientes de uma vinha com solo xistoso da era primária. Estagiou em barricas de demi-muid durante 6 meses, dando origem a um vinho complexo e floral no nariz, com notas de frutos de caroço. No paladar tem um toque muito caraterístico de mineralidade e salinidade.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
Grenache gris, Grenache blanc
Origem
Collioure

Prova

Vista
Tonalidade dourada muito intensa.
Nariz
Fresco e complexo, com aromas de alperce, maçã de sidra e flores brancas.
Boca
Saboroso, com notas de alperce e um toque salino subtil.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Solo
Xistos muito antigos da era Primária.
Clima
A vindima de 2020 em Roussillon é descrita pela adega como uma vindima para os viticultores. O inverno foi marcado por chuvas abundantes, servindo perfeitamente de reserva para os meses quentes de verão. A primavera foi ligeiramente mais fresca do que o habitual, atrasando o abrolhamento em 10 dias. Entre o final de abril e o início de junho, voltou a chover muito, o que dificultou os trabalhos na vinha, pois não era possível aceder à mesma com a maquinaria adequada, o que provocou um grande trabalho de adaptação a esta situação. Estas chuvas evitaram o stress hídrico e permitiram uma colheita mais abundante do que em 2019. O verão foi seco e quente, o que, combinado com as reservas de água, permitiu uma maturação óptima. Como resultado de todas estas condições, foram obtidos vinhos muito estruturados e equilibrados, caracterizados por taninos sedosos e grande complexidade aromática.
Colheita
Vindima durante a manhã. Colheita manual e colocada em caixas.
Vinificação
A vinificação é feita por prensagem de cachos inteiros de uvas. Após uma ligeira decantação a 12 ºC durante 24 horas, o vinho é colocado em barricas de demi-muid. A fermentação alcoólica dura várias semanas.
Envelhecimento
Estágio em barricas de demi-muid durante 6 meses, com agitação das borras (bâtonnage) durante os dois primeiros meses.

Avaliação dos peritos

Jeb Dunnuck:

Just bottled 10 days before this tasting, the 2020 Collioure Chrysopée Blanc ranks with the finest whites coming from the South of France. A blend of 90% Grenache Gris and 10% Grenache Blanc raised in 30% demi-muids, it offers a vibrant, medium-bodied, fresh, almost chiseled style as well as beautiful melon, honeyed mineral, and pear-like aromas and flavors. I love its mid-palate, and it has a bright, crystalline texture followed by a great finish. Hide bottles for a year of two and enjoy over the following decade.

The Wine Advocate:

A terrific white blend of 90% Grenache Gris and 10% Grenache Blanc, the 2020 Collioure Chrysopée Blanc comes from the appellation's schist soils, an eastern-facing site, and was made in demi-muids. Scents of honey, caramel, melon, white peach and lime all make appearances on the nose, while the full-bodied, silky-textured palate seems rounder and richer than the 2019, yet still retains tremendous length, with a sense of finesse and elegance. 444 cases produced.