Descrição

O vinho mais icónico desta adega, que leva o mesmo nome. Certamente um dos albariños mais conhecidos da denominação Rías Baixas. Produzido a partir de parcelas selecionadas do Vale do Salnés. É um albariño que faz sucesso dentro e fora das nossas fronteiras e que nos EUA tem um mercado e reconhecimento muito importantes. Pureza varietal e a essência tradicional dos vinhos originários do Vale numa garrafa

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Subzona
Vale do Salnés
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Combinação

Salmão com espargos e molho holandês

A gordura do salmão equilibra a acidez cítrica do vinho, e a acidez do molho holandês confere peso ao conjunto, dando-lhe mais corpo.

Prova

Vista
Limpo, brilhante, amarelo limão com reflexos esverdeados.
Nariz
Intensidade média-alta com notas cítricas tipo lima e toranja. Aromas de frutas brancas com semente, como melão, pêra e maçã. Matizes florais (espinheiro branco, flor de laranjeira) e um fundo balsâmico.
Boca
Entrada fresca com um grande passo pelo paladar. Untuoso, envolvente e persistente, com bom equilíbrio e comprimento. No retronasal destacam-se as notas de fruta branca e cítrica.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Marisco, peixe, carnes brancas, arroz, queijos frescos.

Vinha e preparação

Descrição
Parcelas escolhidas no Vale do Salnés.
Clima
Atlântico.
Rendimento
58 hectolitros por hectare.
Vinificação
Fermenta em tanques de inox com controle de temperatura.
Envelhecimento
Não tem estágio.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Katia Álvarez and her team make two million bottles of this Val do Salnés Albariño in a good year. Lees aged for a minimum of six months, with 18% malolactic adding some texture, it's a tangy, bright, nicely balance expression of the variety, with peach, citrus and orange zest flavours and some underlying minerality. A great calling card for Rías Baixas. 2025-28.