Descrição

Este branco de blancos representa a valorização de um legado de quase cinco séculos de know-how enológico. A adega boutique da Codorniu, Ars Collecta, elabora este cava a partir de um trio de variedades provenientes de dois climas distintos: o continental de Costers del Segre, representado por um Chardonnay fresco e com bom potencial de envelhecimento, e o mediterrânico da Xarel ·lo e da Parellada do Penedès, que completam o conjunto na perfeição. Tudo para nos proporcionar um cava complexo, expressivo, versátil e duradouro.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2021
Álcool
11.5% vol.
Variedade
Chardonnay, Xarel·lo, Parellada
Origem
Cava

Prova

Vista
À vista, apresenta uma cor amarela quente com reflexos dourados, límpida e brilhante. As bolhas são finas e formam colares contínuos com uma coroa persistente, indicando uma boa fermentação em garrafa.
Nariz
Destaca-se pelas suaves notas tostadas, misturadas com frutos de caroço (pêssegos e nectarinas), sobre um fundo de brioche e frutos secos provenientes do longo estágio sobre borras. Um cava muito complexo, com notas elegantes e uma amplitude aromática que melhora com o tempo no copo.
Boca
Ampla, complexa, equilibrada e cremosa.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Se necessário, refrigere por algumas horas em uma bandeja com água salgada e gelo. Evite o resfriamento repentino no congelador. Recomenda-se o armazenamento na posição vertical.
Combinação
Devido à sua extraordinária untuosidade, combinada com uma acidez muito elevada, é ideal para acompanhar uma grande variedade de pratos culinários: todos os tipos de frutos do mar (camarões, lagostas, vieiras, percebes), peixes tanto em molhos suaves como crus (sashimi, sushi, carpaccio ou tártaro), arroz, carnes pouco temperadas e defumadas. Também é um bom acompanhamento para menus de degustação, aperitivos gastronómicos e sobremesas à base de fruta.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas selecionadas de diferentes origens. A Chardonnay foi colhida em Costers del Segre, a Xarel·lo na planície central do Penedès e a Parellada em vinhas de altitude em Pla de Manlleu.
Colheita
Vindima noturna para evitar a oxidação dos aromas da uva
Vinificação
Prensagem suave em prensa pneumática e fermentação do mosto em pequenos lotes a 17 °C. Uma pequena percentagem é vinificada em foudre francês, enaltecendo o 'coupage'.
Envelhecimento
Mais de 15 meses de estágio a temperatura constante entre as grossas paredes da garrafeira da adega. 7 gramas de açúcar residual por litro.