Descrição

Codorníu representa tradição e inovação desde 1551, sendo a adega pioneira na utilização de novas castas. O Gran Plus Ultra Pinot Noir foi o primeiro cava elaborado em Espanha a partir desta prestigiada casta. É uma homenagem a esse espírito pioneiro. A exclusividade desta casta oferece um brut ousado, elegante e com belíssimos tons cereja pálida.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Álcool
11.5% vol.
Subzona
Lleida
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Cava

Prova

Vista
Cor rosé salmão delicada de tonalidade média. Bolhas finas e coroa delicada.
Nariz
Aos aromas de framboesa, amora e morango junta-se um leve aroma cítrico que realça os anteriores e confere-lhe frescura.
Boca
Destacam-se as notas de frutos vermelhos. É fresco, equilibrado e as bolhas favorecem a sensação de cremosidade, potenciada pelo seu envelhecimento em contacto com as leveduras.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Combinação
Aperitivos consistentes, pratos de arroz com peixe, salmão, peixe azul cru em sashimi, sushi, carpaccio, tártaro ou grelhado, uma vez que a sua acidez equilibra o teor de gordura destes peixes.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas provenientes de 5 ou 6 vinhas próprias, que são as mais antigas de Espanha e estão situadas na região de clima mais continental da D.O. Cava, na província de Lérida. São utilizadas técnicas de irrigação deficitaria controlada, aplicando stress hídrico em certas fases para favorecer a concentração aromática.
Solo
Pobres e pouco profundos, o que evita um vigor excessivo da vinha.
Clima
Mediterrâneo
Colheita
Procura-se o momento ideal para a vindima, buscando um bom nível de matéria corante na casca, ao mesmo tempo que uma acidez considerável e um grau alcoólico moderado. A vindima é realizada em meados de agosto e sempre durante a noite, a fim de manter as uvas o mais frescas possível e, assim, preservar os seus aromas e evitar processos de oxidação ou fermentações espontâneas.
Vinificação
Após o desengace das uvas, estas são deixadas a macerar, mantendo o mosto em contacto com as peles durante cerca de 3 a 4 horas. Posteriormente, o mosto, já com uma cor rosé, é filtrado e procede-se à adição de leveduras selecionadas para iniciar a fermentação a uma temperatura entre 15º e 17ºC. Após o lote, o vinho é engarrafado juntamente com o licor de tiragem (mistura de açúcar e leveduras selecionadas). As garrafas são levadas para as garrafeiras subterrâneas a uma temperatura constante de 17ºC. Lá ocorre uma segunda fermentação que dura cerca de 8 semanas, seguida de um estágio de envelhecimento em contacto com as borras das leveduras.
Envelhecimento
Um mínimo de 12 meses na adega, após os quais ocorre o remouage (decantação das garrafas para facilitar a aglutinação e posterior eliminação de sedimentos) e o dégorgement, momento em que são extraídos os sedimentos depositados após a segunda fermentação. Posteriormente, é adicionada uma quantidade de licor de expedição que determinará o seu dosage Brut.
Engarrafamento
Por fim, a garrafa é vedada com uma rolha de cortiça.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Pink grapefruit-colored sparkling with aromas of strawberries, crushed raspberries, pressed flowers and thyme. Some praline, too. Light-to medium-bodied with creamy bubbles and fresh acidity. Sleek and flavorful with some crushed-almond notes on the finish. Drink now.