Descrição

A figura e o legado de Josep Raventós, que há 150 anos apresentou a primeira garrafeira da história, são homenageados neste espumante nascido da meticulosidade e do gosto pelo detalhe, desde a cuidadosa seleção das uvas até ao trabalho consciencioso na adega.

Esta

colheita de 2015, uma das melhores dos últimos anos nas vinhas de Pla de Ponent, é a colheita inaugural de um cava que, segundo a casa barcelonesa, «resume melhor o que fomos e o que somos»

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2015
Álcool
12.1% vol.
Variedade
35% Pinot noir, 35% Chardonnay, 10% Macabeo, 10% Xarel·lo, 10% Parellada
Origem
Cava

Prova

Vista
Tons pálidos que denotam a lentidão da evolução. Bolhas muito finas.
Nariz
Aromas de especiarias, flores branco, tomilho e jasmim, e fruta madura.
Boca
Amplo e aveludado, com grande untuosidade, elegância e frescura. É um cava opulento, muito fresco e vibrante, apesar do seu longo estágio.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Um garrafeira muito gastronómico que combina perfeitamente com a maioria dos pratos, especialmente os mais estruturados e cozinhados lentamente. Ideal para aperitivos gourmet, pratos principais de carne ou peixe temperados, salga, fumados e pratos orientais. Ideal para uma longa sobremesa.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas provenientes da zona de Comtats de Barcelona. As variedades tradicionais têm origem na subzona de Vall d'Anoia-Foix e nas internacionalizações de Pla de Ponent.
Clima
O clima durante o ciclo da colheita de 2015 foi muito favorável, com pouca pluviosidade, o que favoreceu uma colheita muito saudável e com um ponto de maturação ideal, graças às temperaturas frescas à noite e quentes durante o dia. O ano foi excecional para as variedades brancas, concretamente o verão quente no Penedès possibilitou uvas Xarel·lo intensas, cujo aroma frutado permanece mesmo nas garrafeiras mais envelhecidas.
Colheita
Vindima manual ao amanhecer, com temperaturas frescas, em caixas de 12 kg. Alguns vinhedos foram cuidadosamente selecionados pelo seu potencial qualitativo e vindimados em momentos diferentes para obter maior riqueza aromática e complexidade. A colheita foi transportada para a adega em veículos refrigerados
Vinificação
Prensagem suave (obtendo no máximo 45 litros por cada 100 kg de uva) e elaboração separada de cada parcela em depósitos de pequeno volume (500, 1000, 2000 litros). Não se provocou a fermentação malolática para conservar o potencial de envelhecimento. A mistura final foi feita imediatamente antes do engarrafamento.
Envelhecimento
Estágio mínimo de 5 anos em contacto com as leveduras em posição horizontal ou em garrafeira. Um cava contém 5 gramas por litro de açúcar residual (brut).