Descrição

O elevado nível de exigência faz com que os vinhos Bosque de Matasnos não sejam produzidos todos os anos. Apenas as colheitas de qualidade especial são utilizadas para a elaboração de referências como este tinto de Tempranillo e Malbec, o primeiro na história de Ribera del Duero elaborado com ambas as variedades. Um coupage inédito na região, intensamente frutado, fresco e com taninos finos e elegantes, que reflete na perfeição a sua origem de altitude.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Produção
9.504 garrafas
Variedade
75% Tempranillo, 25% Malbec
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Vermelho cereja intenso, com uma densidade muito alta e profunda.
Nariz
Intenso em frutos vermelhos e pretos com final floral de violeta. Destacam-se os contributos balsâmicos e especiados doces de um estágio muito cuidado (tabaco, incenso e baunilha fina).
Boca
Vinho fresco, ligeiramente doce no início devido aos seus taninos finos e elegantes. Surge novamente a fruta vermelha e preta, juntamente com notas de flores azuis. Final longo, especiado e guloso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Com todos os tipos de carnes, incluindo caça, e guisados tradicionais, bem como com as propostas mais vanguardistas e delicadas. Especialmente recomendável com pratos trufados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha localizada em Peñaranda de Duero, no Bosque de Matasnos (Burgos), a 950 metros de altitude acima do nível do mar. As videiras da casta Tempranillo foram plantadas entre 1920 e datas mais recentes, no caso dos novos clones.
Solo
Franco argiloso arenoso.
Clima
Colheita que se destaca por uma primavera muito húmida e pela ausência de geadas pela primeira vez em uma década.
Rendimento
4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 10 kg durante a segunda quinzena de outubro.
Vinificação
Mesa dupla de seleção. Fermentação lenta a temperatura controlada e com leveduras autóctones.
Envelhecimento
De 22 a 24 meses em barricas novas de 500 litros e de grão extrafino de 4 tanoarias especialmente selecionadas para este vinho. Armazenamento em garrafa entre 4 e 5 anos

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

The top priced wine in Jaime Postigo's range, this is an unusual cuvée of Tinto Fino and 25% Malbec from a vineyard that dates back to the 1920s, but has been replanted since then. Adroitly wooded in 50% new barrels, it's a modern, juicy, comparatively approachable style with layers of bramble, violet and summer berries, nuanced tannins and a balanced finish. 2025-30