Descrição

Celler Batlle é um dos espumantes mais prestigiados da Gramona e de Espanha. Talvez uma das chaves do seu sucesso resida no seu longo estágio de mais de 100 meses (quase 9 anos). Maravilhoso, um dos melhores vinhos do mercado. Puro artesanato que encanta.

Informações de produto

A adega
Tipo
Espumante
Colheita
2015
Álcool
12.0% vol.
Produção
4.000 garrafas.
Subzona
Sant Sadurní d'Anoia.
Variedade
70% Xarel·lo, 30% Macabeo
Origem
Corpinnat
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo palha com reflexos dourados brilhantes.
Nariz
Aromas de frutas branco, cítricos, ervas aromáticas e flores que conduzem ao seu caráter vibrante. Ao evoluir na taça, revela notas de migalhas de pão e páginas de livros antigos.
Boca
Apresenta-se potente, com uma textura cremosa, mantendo ao mesmo tempo uma frescura e energia notáveis.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Servir em copo amplo para favorecer a oxigenação e a expressividade. Pode ser consumido agora ou, se for conservado em condições adequadas, poderá ser apreciado no futuro.
Combinação
Ideal para acompanhar todo um menu de degustação.

Vinha e preparação

Nome
Paraje Can Romeu (viñas Can Romeu, La Plana y El Moliner).
Descrição
Este encrave tem um significado especial para a adega: Pilar Batlle, a antepassada a quem este vinho de terroir é dedicado, nasceu e viveu aqui os primeiros anos da sua vida. Em Can Romeu estão as raízes do projeto familiar Gramona Batlle, e foi Pilar quem soube dar às vinhas próprias, trabalhadas pelo seu pai, um protagonismo pouco habitual na sua época. Graças à sua determinação, o património da vinha tem vindo a crescer ao longo das gerações. As terras de Can Romeu foram a primeira propriedade da família no final do século XIX e também foram as primeiras a obter a certificação biodinâmica Demeter em 2015.
Tamanho
4,5 hectares.
Idade
Terra cultivada com o esforço da família há 150 anos.
Solo
De origem aluvial, compostos por um horizonte profundo franco-limoso e arenoso com cascalho a partir de 1,5 metros de profundidade.
Clima
Mediterrâneo. 2015 foi declarado o ano mais seco desde 1940 nos vales dos rios Bitlles e Anoia. Uma colheita sem qualquer afetação de fungos, pragas ou geadas, nem mesmo granizo, mas muito exigente devido à falta de água. A Xarel·lo terminou a vindima com 80% do rendimento médio dos últimos anos. A Macabeo sofreu mais, e o resultado final ficou próximo dos 50%. Em geral, os bagos de todas as variedades de uva foram mais pequenos do que o habitual, pelo que se realizou uma extração de mosto na prensa de 52%, mais de dez pontos abaixo da média, para compensar e garantir a máxima qualidade dos vinhos base.
Colheita
Vindima manual com utilização de mesa de seleção na adega.
Vinificação
Processo 100% artesanal. As uvas são transportadas para a adega por gravidade e os cachos inteiros são prensados. A mistura foi decidida numa prova e as garrafas iniciaram a segunda fermentação tapadas com rolha natural. Cada fase do processo é realizada manualmente, incluindo o remouage e o dégorgement.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira por cerca de 100 meses. Durante o período de repouso no silêncio da garrafeira, utilizam rolhas de cortiça, o que possibilita estágios mais longos. Utilizam pupitres. O remouage e o desarrolhar são feitos manualmente. Dosagem moderada de 5,5 gramas por litro. O licor de expedição provém da solera familiar com mais de 100 anos de idade, arte que responde a uma tradição que se mantém geração após geração.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

There is a big change in the 2015 Celler Batlle Brut Nature, because from this year forward, it's sourced only from the Can Romeu lieu-dit, a two-hectare plot (it was 6.5 hectares, but 4.5 hectares were replanted in 2021) on sandy and gravel soils, the historical zone where Gramona has sourced grapes, looking for more finesse and more ethereal wines. They keep the wine without dósage, and it has a spicy nose of curry and fennel. It's subtle and elegant, with a textured mouthfeel and tiny bubbles. It matured in bottle for no less than 98 months. The autolysis of the lees feels subtle, and there are very fine toast aromas. The bottle I tasted was disgorged one year ago, something they are going to do for this wine and for the Enoteca range, so it has had time to settle. 2015 was the beginning of warmer and drier years, but the wine keeps the freshness, elegance and poise. 4,000 bottles produced. - Luis Gutiérrez.