Descrição

Extraordinário Brut Nature que foi considerado o melhor espumante de Espanha tanto pela Guia Peñín como pela Decanter em colheitas anteriores. Este vinho tem o caráter da sua terra e do seu ambiente, o encrave de Font de Jui, mas amplificado por um estágio de mais de 130 meses. Destaca-se pela sua estrutura, textura aveludada e uma imensa paleta de matizes no nariz e em boca. Uma obra-prima da Gramona.

Informações de produto

A adega
Tipo
Espumante
Colheita
2009
Álcool
12.0% vol.
Produção
1.100 garrafas
Variedade
65% Xarel·lo, 35% Macabeo
Origem
Corpinnat

Prova

Vista
Cor dourada com bordas douradas intensas.
Nariz
Aromas de frutos de caroço, de damascos secos; ervas mediterrânicas e toques balsâmicos. Também se encontram notas próprias do longo estágio, como avelã, cacau, café, caril ou açafrão.
Boca
Boa estrutura, textura aveludada e um final seco, vibrante e com um toque salino.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Finca Font de Jui
Descrição
Viticultura biológica e biodinâmica baseadas na observação minuciosa e no tratamento dos fatores que influenciam a terra e o seu habitat. Não aplicam herbicidas nem pesticidas químicos, apenas recursos naturais com o objetivo principal de preservar o equilíbrio do ambiente. Mantêm coberturas vegetais espontâneas para obter solos esponjosos. Através da biodinâmica, um passo além do biológico, revitalizam as vinhas elevando os níveis de biodiversidade: aplicam infusões e decocções de plantas para evitar pragas, elaboram os seus próprios preparados e o seu próprio composto animal e vegetal a partir da horta de plantas medicinais e da quinta de vacas, ovelhas e cavalos. Vinha plantada entre 100 e 350 metros de altitude. Orientação em encostas a sul. Estendem-se entre o rio Anoia (La Plana) até à colina de Mas Escorpí, que domina a vila de Sant Sadurní.
Tamanho
22,5 hectares.
Solo
Argilo-calcário com placas arenosas junto ao rio e com profusão de rochas na zona mais elevada e seca.
Clima
Mediterrâneo com influência continental.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Utilização de mesa de seleção. As uvas entram por gravidade na adega e os cachos inteiros são prensados. Processo 100% artesanal. Durante o tempo de repouso no silêncio da garrafeira, utilizam rolhas de cortiça que permitem um estágio mais prolongado. Utilizam pupitres e o remouage e o desarrolhar são feitos manualmente.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira por mais de 130 meses com rolha de cortiça.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

I tasted two vintages of the Enoteca, the youngest of which was the 2012 Enoteca Brut Nature, which feels very aromatic, expressive and showy, with notes of Moroccan pastille that jumps out of the glass and fine toast, smoke and spice. It's very approachable and ready to drink but with a stony, sharp sensation, with a dry, chalky finish. There is less influence from the lees and autolysis, and there's more finesse; the wine is finer-boned. In the future, there will be separate releases of Enoteca from III Lustros and Celler Batlle, as they now come from different origins. It matured in bottle with lees for no less than 130 months. 1,100 bottles produced.