Ribera del Duero
Páramos de Legaris 2023
100% Tinto fino
20,90 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
27,87 € / Litro
Esgotado
Descrição
Páramos de Legaris é uma aposta no valor da origem e na autenticidade dos terroirs da Ribera del Duero. Este vinho é fruto das vinhas de Tinto fino cultivadas a cerca de 900 metros de altitude em três páramos de solos pedregosos, localizados em Moradillo de Roa, Peñafiel e Pesquera de Duero. O resultado é pura expressividade e caráter varietal.
Informações de produto
A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero
Prova
Vista
Cor vermelho cereja de alta intensidade com tons violáceos.
Nariz
Destaca-se pelos seus aromas intensos a frutos pretos, que predominam sobre os matizes especiados do seu envelhecimento em barrica.
Boca
Tinto fresco, amplo, saboroso, equilibrado e com elevada persistência.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C. A adega recomenda decantar 60 minutos antes do consumo para melhor apreciar e expressar as suas qualidades organolépticas.
Combinação
Ideal para acompanhar queijos curados e charcutaria ibéricos, carnes vermelhas, grelhados, legumes, carnes brancas temperadas e como vinho para tapas gastronómicas.
Vinha e preparação
Descrição
Vinhas de quatro páramos em diferentes zonas geográficas: Pesquera de Duero (Valladolid) com altitudes compreendidas entre os 867 e os 894 metros, Peñafiel (Valladolid) com uma altitude de 890 metros e Moradillo de Roa (Burgos) com altitudes entre os 958 e os 973 metros.
Solo
Com abundância de calcário e cor vermelha, evoluído, com pH alcalino e elevada proporção de carbonatos.
Clima
As geadas consideráveis do inverno só ocorreram em janeiro, embora durante esse mês e fevereiro os termómetros tenham ficado abaixo de zero graus na grande maioria das noites. Em abril, as geadas noturnas também foram intensas, chegando a danificar alguns dos botões florais. Durante os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas médias voltaram a ser mais elevadas do que o habitual. Quanto à pluviometria, em novembro e dezembro as precipitações foram abundantes em toda a região de Ribera del Duero, embora o tempo decorrido desde então até junho tenha sido, em geral, muito árido.
Colheita
Vindima manual entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.
Vinificação
As uvas foram fermentadas em conjunto, após o seu rápido transporte para a adega, a fim de preservar as suas qualidades. Desengaçadas e praticamente inteiras, chegaram aos depósitos de inox para a vinificação, que incluiu uma maceração pré-fermentativa a frio (10 °C) durante 1-2 dias, com o objetivo de extrair aromas e cor, e a fermentação alcoólica natural com as suas próprias leveduras autóctones a temperaturas que oscilaram entre 26 e 28 °C. A descuba ocorreu 9 dias após o seu encubamento.
Envelhecimento
Estágio médio de 9 meses em barricas bordelaises selecionadas de carvalho francês de grão fino e carvalho americano, novas, de um e dois vinhos.
Engarrafamento
Em setembro de 2025. Trata-se de um vinho sem filtrar, que não foi clarificado nem estabilizado pelo frio, pelo que, devido ao seu processo de elaboração natural, poderá apresentar sedimentos.
Colheitas: 2023 2022 2020 2019
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.