Descrição

Depositário da melhor tradição vinícola da Rioja Alta, Viña Pomal é um magnífico expoente dos vinhos brancos de grande frescura e equilíbrio originários desta subzona da denominação. Aos cem anos de história elaborando vinhos de grande qualidade e prestígio consolidado, soma-se a localização privilegiada de uma vinha própria, no município de Haro. No seu coupage, a casta Viura constitui a base deste vinho, conferindo-lhe peso e subtileza, enquanto a casta Malvasia lhe confere vivacidade, ganhando o vinho em frescura e fragrância. Adequado para veganos

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Subzona
Rioja Alta
Variedade
70% Viura, 30% Malvasía
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor amarela pálida com reflexos acinzentados.
Nariz
Fresca, com aromas de casca de citrinos, camomila, funcho e frutos de caroço, misturados com notas subtis de torrado da barrica.
Boca
Branco agradável, fresco e equilibrado, com algumas notas salgadas. Apresenta boa persistência e volume.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Encontra-se agora num momento ideal para consumo e ganhará complexidade em garrafa durante mais alguns anos.
Combinação
Peixes e mariscos, pratos suaves de vegetais, cremes e queijos.

Vinha e preparação

Descrição
A propriedade está localizada junto ao rio Ebro e é uma das primeiras da denominação ao atravessar o desfiladeiro das Conchas de Haro. Este enclave, no encontro das influências atlânticas e mediterrânicas, faz com que a vinha se encontre numa zona limite de cultivo.
Solo
Solos aluviais, profundos e frescos, com abundância de pedras roladas e textura franco-argilosa.
Clima
A vindima de 2024 foi a mais curta, em termos de quantidade de uvas colhidas, de que se tem memória na Bodegas Bilbaínas. A formação dos cachos foi irregular devido a uma geada em meados de abril, seguida por várias tempestades com granizo entre 1 e 17 de maio. No verão, ocorreram três ondas de calor significativas, que não afetaram significativamente a vinha. Os volumes de chuva no mês de setembro foram superiores aos de 2023, o que proporcionou melhores condições de desenvolvimento vegetativo, com temperaturas mais moderadas e maior disponibilidade de água. O tempo adverso durante a segunda quinzena de setembro e a primeira quinzena de outubro levou a entradas de uvas mais intensas em menos dias, privilegiando, acima de tudo, a saúde das vinhas.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Após a desengace das uvas, ocorreu uma breve maceração pelicular de seis horas, seguida de prensagem. O mosto flor fermentou em barricas novas de carvalho americano e francês (50/50) a uma temperatura entre 15 e 18 °C. Contém sulfitos.
Envelhecimento
Estágio de 4 meses em contacto com as suas borras, auxiliado por suaves bâtonnages para aumentar a sua complexidade e volume em boca.