Descrição

Todos sabemos do que a família García é capaz quando se trata de vinhos tintos, mas até há poucos anos não sabíamos que eles também sabiam elaborar excelentes vinhos brancos. 2013 foi a primeira colheita deste Mauro Godello, que foi lançado no mercado com apenas mil garrafas. Trata-se de um vinho de produção limitada que nasce em quintas localizadas em Villafranca del Bierzo, embora seja vinificado em Tudela de Duero, sob a denominação Vinos de la Tierra de Castilla y León. Concebido como um vinho branco de colecionadores, com uma incrível capacidade de envelhecimento.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Produção
15.628 garrafas
Variedade
100% Godello
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
De cor amarelo palha. Limpo e brilhante.
Nariz
Expressivo, suculento e muito vivo. Predominam os aromas intensos de frutos de caroço
e notas de giz.
Boca
Elegante, fresca, firme e bem definida.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até 2031, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes brancas, peixes, mariscos e cremes.

Vinha e preparação

Descrição
Parcelas plantadas em diferentes propriedades em Villafranca del Bierzo e Valtuille de Arriba, localizadas a 650 metros de altitude.
Solo
Muito pobres em areia, ardósia decomposta e seixos de formação aluvial.
Clima
Colheita seca e quente. Choveu metade da média e as temperaturas foram elevadas durante todas as estações. O verão, um dos mais longos e rigorosos dos últimos anos, começou em maio com a primeira onda de calor e continuou com temperaturas máximas sem precedentes até agosto. A falta de humidade favoreceu a concentração e a saúde dos frutos.
Colheita
A vindima ocorreu no dia 28 de agosto.
Vinificação
Delicada prensagem das uvas e posterior curtimenta a 8 °C durante 12 horas, com o objetivo de ampliar o fluxo aromático. Após uma leve desfangação estática, a fermentação alcoólica é realizada em barricas de 500 litros.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses sobre as suas borras finas em barricas de carvalho francês de 500 litros.
Engarrafamento
Em julho de 2024.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2023 Godello has a golden color and a ripe nose of yellow fruit. Despite the ripeness (it's 14% alcohol), the vineyards in Bierzo—on sandy, decompose slate and alluvial stones—provided a more Atlantic profile and a sapid, almost saline twist in the wine, keeping good freshness reflected by a pH of 3.1. It fermented and matured in barrel with the fine lees for 10 months. 15,000 bottles produced. It was bottled in July 2024.