Vinificam variedades autóctones como a Callet, a Manto negro e a Fogoneu, a partir de vinhas cultivadas como se fossem um ecossistema em si mesmas, com a intenção de preservar a biodiversidade do solo.
Um refrigerador de leite, algumas barricas e a garagem de um amigo foram os elementos que Francesc e Sergio, os sócios da adega, tiveram à sua disposição para lançar a sua ideia no mundo. Mais de uma década depois, continuam no caminho da elaboração de vinhos amigos do ambiente.
Francesc Grimalt é enólogo e ex-sócio/técnico da adega deAnima Negra em Maiorca. É também conhecido pela sua defesa da uva nativa Callet e é o arquiteto do seu resgate do esquecimento. Sergio Caballero é um músico, membro fundador e co-director do festival de música avançada e arte multimédia Sónar. É também responsável pela imagem da adega e dos seus vinhos.
Com o nome de 4 quilos, os seus fundadores quiseram demonstrar que um bom vinho não depende exclusivamente de uma grande quantidade de dinheiro, mas de uma ambição pela qualidade e de uma paixão pelo produto. O seu conceito baseia-se no equilíbrio natural de diferentes elementos: videira-solo-clima-viticultor. Para a sua realização, contaram com o apoio dos viticultores tradicionais da zona desde o início e deram prioridade, sobretudo, ao respeito pelo ambiente.
Francesc procurou vinhas em diferentes lozalizações da ilha, em diferentes municípios do sul e norte de Maiorca, até que decidiu arrendá-las e negociar com cada proprietário. A maior parte delas são plantadas em solos chamados call vermell, que é o nome popular para os solos avermelhados franco-argilosos com abundante óxido férrico na área.
4 Kilos Diseminado Primera Volta, 168 07200FelanitxIB España
Produção Total
70.000 garrafas
Registar-se
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.