Imagens da Château La Tour Carnet
Localização e outros dados de interesse
Château La Tour Carnet
Route de Beychevelle
33112 Saint Laurent Médoc
Francia
Ano de fundação
1407
Área total de vinha
126 ha.
A propriedade La Tour Carnet estende-se por 136 hectares na fronteira entre as denominações Pauillac e Saint-Julien. A estrutura geológica dos seus solos contribui para a singularidade das suas paisagens e também para as características organolépticas dos seus vinhos.
As origens deste Châteauneuf datam da Idade Média e acredita-se que o nome seja uma referência a Jean Caranet ou Carnet, um herdedatam da Idade Média e acredita-se que o nome seja uma homenagem a Jean Caranet ou Carnet, um herdeiro de Jean de Foix, responsável pela construção da torre característica do castelo, inicialmente chamado Château de Saint-Laurent, e cujas partes da estrutura, como a famosa torre, datam do século XI.
Na altura da classificação em 1855, estava sob a direção de Angélique Raymond, esposa de Jean-Jacques Leutken, que trabalhou numa primeira vinha que abrangia cerca de 52 hectares.
Em 1962, a propriedade praticamente renasceu das cinzas graças à sua aquisição pelo armador Luis Lipschitz, que decidiu replantar os vinhedos abandonados e restaurar as fundações do castelo.
Depois de décadas de compras e heranças, chegamos ao ano de 1999, quando foi comprada pelo atual dono, Bernard Magrez.
Os vinhedos ficam numa encosta suave virada para sudoeste, e por baixo do cascalho tem subsolos de argila e calcário. No entanto, numa parte da vinha, virada para oeste, as videiras são plantadas numa colina de calcário invulgar, uma curiosidade geológica conhecida localmente como a butte ou chapeau de La Tour Carnet.
Anne Lenaour é a enóloga de La Tour Carnet desde 2002, embora as diretrizes gerais para a elaboração dos vinhos sejam dadas pela equipa de Michel Rolland, famoso enólogo que começou a trabalhar com Magrez na década de 1990.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados