A ligação da família Chivite ao vinho remonta a 1647. Isso é atestado por um documento notarial com o qual Juan Chivite Frías e sua cunhada solicitaram um empréstimo, dando como garantia uma vinha e uma adega.
Desde então, encontramos vestígios desta saga em testamentos de transmissão de adegas e vinhas. No entanto, foi Claudio Chivite, já no século XIX, quem iniciou uma nova etapa de expansão que marcou o caminho para as gerações seguintes.
Durante a década de 1860, as vinhas francesas foram devastadas primeiro pela praga do oídio e depois pela filoxera, o que fez com que a produção vinícola francesa descesse para níveis preocupantes. Esta circunstância foi aproveitada por Don Claudio para exportar os seus vinhos para o país vizinho.
Em 1872, construiu a adega «La Cascajera» numa antiga pedreira. A residência familiar foi estabelecida numa antiga estalagem, o Parador General, onde se reuniam um grande número de compradores de vinho, o que contribuiu para a prosperidade do negócio.
Já no século XX, Julián Chivite Marco iniciou a elaboração de vinhos engarrafados, bem como outras mudanças técnicas baseadas nos avanços da enologia. Quando, em 1967, foi criado o Conselho Regulador dos Vinhos de Navarra, Julián Chivite surgiu como membro fundador.
Numerosos prémios reconheceram o seu trabalho. Assim, em 1992, o rei Juan Carlos I concedeu-lhe a Ordem do Mérito Agrícola; e em 1997, a título póstumo, foi-lhe concedida a «Cruz de Carlos III Noble de Navarra».
A família Chivite apostou fortemente no rosé. Em 1975, lançou pela primeira vez no mercado a marca Gran Feudo, que atualmente é a gama líder da adega e provavelmente o rosé mais famoso de Espanha. Em comparação com os tintos e os brancos, os Chivite souberam conferir as suas qualidades de nobreza ao rosé.
Em 2002, a Chivite inaugurou a sua nova adega, projetada pelo prestigiado arquiteto navarro Rafael Moneo. Um edifício moderno e paisagístico que abraça as antigas construções da adega e se integra perfeitamente na paisagem.
Atualmente, a família Chivite possui 120 hectares de vinhas e exporta os seus vinhos para mais de 50 países nos cinco continentes. Também está presente noutras denominações de origem, como Señorío de Arinzano (D.O. de Pago), Viña Salceda (D.O. Rioja) e Baluarte (D.O. Rueda).
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.