Descrição

A tipologia histórica Dos Palmas ocupa um lugar singular: representa o fino que, apesar de ter uma flor viva, consegue sobrepor-se a ela. Na vinha El Corregidor, a Palomino encontra a sua expressão mais austera e mineral. A agricultura regenerativa faz com que os seus criadores regressem aos rendimentos do passado, produzindo vinhos com um centro e um final de boca próprios dos anos 30 do século passado, que não necessitam de ser fortificados.

O Barajuela Dos Palmas 2017 representa o equilíbrio entre a frescura dos finos jovens e a maior complexidade que o tempo sob véu proporciona.

Informações de produto

Tipo
Fino
Colheita
2017
Álcool
15.0% vol.
Produção
530 garrafas.
Variedade
100% Palomino
Origem
Espanha

Prova

Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Nome
El Corregidor
Descrição
Vinha situada na zona histórica de Pago de Carrascal, no cume do Marco de Jerez. Localizada numa colina de barajuelas puras, com orientação atlântica e caráter interior.
Solo
Albariza.
Clima
A colheita de 2017 foi marcada por um inverno seco e um verão especialmente quente, com poucas chuvas e altas temperaturas que aceleraram a evolução da vinha. A maturação foi rápida e a vindima antecipou-se significativamente, numa das campanhas mais precoces de que há memória na região. Apesar das exigências climáticas, as uvas chegaram à adega em bom estado, com boa concentração e estrutura, dando origem a vinhos de grande intensidade e grande capacidade de evolução.
Colheita
Vindima no início de setembro de 2017.
Vinificação
Prensagem suave e fermentação em bota até 15 graus naturais.
Envelhecimento
Desengace em dezembro e estágio de aproximadamente 8 anos de estágio biológico. Este não foi interrompido, seguindo o seu curso natural em direção à delicadeza. O resultado é um vinho que se encontra num ponto de inflexão: conserva a verticalidade dos finos clássicos, mas oferece já uma estrutura mais definida, uma textura mais ampla e uma salinidade que reflete claramente o solo e o clima.
Engarrafamento
Em setembro de 2025.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2017 La Barajuela Dos Palmas is a biological wine with more finesse in a warm year like 2017, a specific cask that they classified as Dos Palmas. It's creamy but very precise and sharp after seven years aging under flor, so it has weight but feels weightless, characterful, with a pungent nose and a lactic twist. Palmas are biological wines; the older it is, the more Palmas it has—one, two or three (four Palmas would be a single-harvest Amontillado)—with the power of an old Fino. It comes in at 15% alcohol, with a pH of 3.3. Stunning! Only 530 bottles produced. It was bottled in September 2025. - Luis Gutiérrez.