Descrição

Non Plus Ultra é o exemplo vivo do cava clássico, sem artifícios, que combina as variedades locais tradicionais Xarel ·lo, Macabeo e Parellada com um equilíbrio bem-sucedido entre vivacidade, frescura e intensidade. A sua criação em 1897 foi um marco, pois foi o primeiro cava brut da história.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2022
Álcool
11.5% vol.
Variedade
Macabeo, Xarel·lo, Parellada
Origem
Cava
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De uma elegante cor dourada pálida e bolhas finas.
Nariz
Destaca-se pela sua limpeza, frescura e grande equilíbrio entre os seus aromas varietais (cítricos, maçã, flor de amendoeira) e as notas provenientes do seu estágio em contacto com as borras das leveduras (frutos secos, mel, pão torrado).
Boca
Um garrafeira elegante e cremoso que surpreende pela sua frescura e persistência.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes brancas, entradas frias, carpaccios, saladas com frutos do mar, tartares e pratos elaborados com frutos secos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas biológicas selecionadas. A casta Macabeo é plantada na encosta de Montserrat. A casta Xarel·lo é cultivada no Baix Llobregat e na depressão do Penedès, em zonas próximas do Parque Natural de Foix, Garraf e Olèrdola, rodeada por vegetação selvagem, concretamente o típico sub-bosque mediterrânico de plantas aromáticas como alecrim, tomilho e margallón. Por último, a Parellada tem a sua origem em vinhas cultivadas em altitude no Pla de Manlleu, no meio de uma paisagem rural e montanhosa, entre pinheiros e carvalhos, a mais de 500 metros acima do nível do mar.
Solo
Montanhoso, no caso da vinha de Parellada composta por margas calcárias.
Clima
Mediterrâneo. Nas vinhas de Xarel·lo do Baix Llobregat e da depressão do Penedès, com influência da «marinada», corrente de ar proveniente da costa que suaviza o clima, refrescando as vinhas especialmente nas noites mais quentes do verão, o que contribui para uma melhor maturação das uvas.
Colheita
Vindima consensual no momento ideal de maturação para cada variedade.
Vinificação
Elaboração tradicional. Os mostos de cada variedade fermentam separadamente a uma temperatura entre 15 e 17 °C, após o desengace e a prensagem suave das uvas. Uma vez concluído este processo, realiza-se a «coupage» dos vinhos base e o vinho resultante, juntamente com o licor de tiragem, passa para a garrafa, onde realiza a segunda fermentação.
Envelhecimento
Estágio mínimo de 18 meses em contacto com as borras de levedura. Durante esse período, as garrafas em garrafeira permanecem na garrafeira subterrânea da Codorníu a uma temperatura constante (15-17 °C). Por fim, ocorre o dégorgement e a adição do licor de expedição que determina o seu dosagem brut, neste caso com 6 gramas de açúcar residual por litro.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Who says that other sparkling wines have to imitate champagne? This goes in another direction with more fruit, wonderful lightness and a lively mousse, in spite of the rich flavors. I love the complex and creamy finish. Drink or hold.