Descrição

O Recio combina a potência da juventude e a experiência da maturidade para expressar a sua serenidade, perseverança e força. É um vinho encorpado, mas de grande requinte, obtido através de uma viticultura biodinâmica e com um estágio em barrica ligeiramente superior a um ano. Surpreende pela combinação da potência típica dos vinhos de Toro e uma suavidade em boca que o torna um tinto especial

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tinta de Toro
Outros formatos disponíveis:
Origem
Toro

Prova

Vista
Cor vermelho rubi.
Nariz
Aroma intenso a chocolate, frutos pretos e baunilha.
Boca
Possui um sabor surpreendente, sedoso e redondo, muito untuoso com leves matizes de glicerina. Pós-gosto sutil de frutas e notas minerais. É um vinho potente e encorpado, mas ao mesmo tempo fácil de beber.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Costelas de porco marinadas, risoto de boletus edulis com confit de pato e leitão assado.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de uma variedade de pequenas explorações agrícolas. É uma zona com poucas elevações, não sendo comum a existência de vinhas em encostas. As vinhas situam-se entre os 620 e os 750 metros de altitude e são cultivadas de acordo com os princípios da biodinâmica.
Idade
Vinhas com até 90 anos.
Solo
Os solos nesta zona são arenosos e formados por sedimentos de arenitos, argilas e pudingas calcárias pliocénicas.
Clima
A colheita marcada pela seca e pelas altas temperaturas, o que em de Toro provocou até mesmo uma pequena paragem vegetativa. No início de setembro, chegaram as chuvas e baixaram as temperaturas, favorecendo uma maturação muito equilibrada e uvas muito saudáveis e de excelente qualidade.
Rendimento
Rendimentos muito baixos.
Colheita
Vindima manual realizada entre 15 de setembro e 8 de outubro.
Vinificação
Fermentação e maceração durante 2 semanas em depósitos de 15.000 kg. A fermentação malolática é realizada nesses mesmos depósitos.
Envelhecimento
Estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso.
Engarrafamento
Trata-se de um vinho que não passou por nenhum processo de filtragem e que foi clarificado sem utilizar processos agressivos.