Descrição

Petit Branco de Matasnos é um rico coupage de Viognier, Chardonnay, Verdejo e Albillo proveniente de vinhas velhas plantadas em 1920. Um branco muito interessante, com aromas intensos, onde se destacam os frutos de caroço, os cítricos e um toque herbáceo. Em boca é rico, guloso e com um final longo.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Produção
18.266 garrafas
Variedade
36% Viognier, 36% Chardonnay, 25% Verdejo, 3% Albillo mayor
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Cor amarelo limão com reflexos esverdeados, brilhante e límpido.
Nariz
De intensidade elevada, com aromas ligeiramente cítricos e de frutos de caroço, frutos tropicais, ananás, banana, baunilha fina e mel da Floresta de Matasnos, flor branco e um fundo balsâmico muito agradável. Aprecia-se volume já no nariz e toques minerais salinos.
Boca
Branco complexo, com frutos de caroço, ligeiro toque de alperce, pêra e ananás. É meloso e glicérico devido ao seu trabalho sobre borras e ao volume próprio da casta Viognier. Apresenta sensações cítricas muito discretas de toranja e um final de feno cortado da Verdejo que combina na perfeição com um toque ligeiramente tostado. É longo, untuoso e com um final balsâmico com a mistura do volume e da fruta branca. Final mineral agradável dos nossos solos calcários, ligeiramente temperado
Temperatura de servir
A adega recomenda que não seja consumido a uma temperatura inferior a 10 ºC.
Combinação
Particularmente adequado para acompanhar peixes de todos os tipos, pratos de arroz e comida oriental não picante, queijos de cura média e cremosos, pratos de caça de penas e guisados marinhos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas em espaldeira e em vaso localizadas na localidade de Peñaranda de Duero (Burgos), a uma altitude entre 875 e 950 metros.
Tamanho
7,5 hectares.
Idade
A Albillo maior foi plantada em 1920.
Solo
Solo franco argiloso com fundo calcário.
Clima
Continental de altitude. A colheita de 2022 foi claramente marcada por altas temperaturas. Apesar da altitude e da tipicidade desta zona fria, houve picos diurnos acima dos 35 ºC, algo verdadeiramente invulgar. Muito mais notável foi a baixa inércia térmica (amplitude térmica) das noites, com os meses de julho e agosto apresentando noites acima dos 20 ºC.
Rendimento
4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 10 kg. Cada variedade é vindimada separadamente e em datas diferentes, quando cada uma delas termina o seu ciclo de maturação. 100% dos cachos foram transportados sob controlo de temperatura da vinha até à adega. A vindima ocorreu de 5 a 22 de setembro.
Vinificação
Seleção em dupla esteira, primeiro por cacho, depois grão a grão por visão ótica. 50% fermentado em barricas de 500 litros de grão fino e extrafino da floresta de Tronçais. 50% fermentado sobre borras em tanques de inox. Cada variedade fermenta separadamente.