Descrição

Este espumante é a expressão máxima de três castas tinto (Xarel ·lo vermell, Bastard negre e Sumoll), do clima de Penedès, de um solo pedregoso e do resultado de um longo estágio sobre borras. Um branco de noirs concentrado em boca e com grande potencial de envelhecimento. As chuvas abundantes registadas durante o ciclo desta colheita de 2020 trouxeram consigo a incidência de míldio nas vinhas, reduzindo significativamente a produção. Apesar disso, a qualidade das uvas resilientes foi excecional, com bom equilíbrio, estrutura e excelente acidez, dando origem, nas palavras do próprio Pepe Raventós, à «colheita mais procurada» na bacia do rio Anoia.

Informações de produto

Tipo
Espumante
Colheita
2021
Álcool
12.4% vol.
Subzona
Bacia do Rio Anoia
Variedade
Xarel·lo vermell, Bastard negre, Sumoll
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.

Vinha e preparação

Nome
Vinya Més Alta
Descrição
Xarel.lo e Bastard Negre da Viña Más Alta, vinhedo situado no topo do Turó del Serral. Sumoll proveniente de um vinhedo de altitude a oeste da Conca del Anoia, com orientação nordeste e altitude entre 199 e 205 metros acima do nível do mar. Agricultura biológica e biodinâmica.
Tamanho
9,73 hectares.
Idade
Vinhas plantadas entre 1965 e 2002.
Solo
De textura pedregosa. A geologia destas parcelas faz com que as raízes das videiras tenham de ir a densidades muito mais profundas para procurar água (são solos mais frescos), e isso proporciona uma uva que favorece a elaboração de vinhos mais concentrados e estruturados.
Clima
Mediterrâneo pré-litoral. Colheita atípica devido à sua produção muito baixa, causada pelas fortes chuvas tanto no outono e inverno, como na primavera, tornando incontrolável a incidência de míldio. Esta situação resultou em perdas entre 50 e 70% da produção, dependendo da parcela. Graças às técnicas de agricultura biodinâmica e fitoterapia, as perdas não foram piores. Além disso, a colheita de 2020 também foi realizada em plena pandemia. Apesar de tudo isso, a qualidade dos vinhos foi excepcional.
Colheita
A vindima manual foi realizada entre 8 de agosto, começando com a Sumoll, e 21 de setembro, terminando com a Bastard negre.
Vinificação
Elaboração separada de variedades e solos. Entrada das uvas por gravidade na adega. Prensagem lenta a baixa pressão e desfangamento estático a baixas temperaturas. Primeira fermentação em depósitos de inox a temperatura controlada. Após este processo, procedeu-se ao lote e a segunda fermentação ocorreu já em garrafa.
Envelhecimento
Estágio mínimo de 48 meses em posição de garrafeira. Não foi adicionado licor de expedição (brut nature) e a data de dégorgement está indicada no contra-rótulo.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

A pure sparkling wine that’s a very pale salmon color. Subtle nose of blanched almonds, dried herbs, chalk and a hint of steel, extending to a medium- to full-bodied palate with a creamy mousse and a bone-dry, pithy mid-palate. You don’t get the piercing acidity that you do from Champagne, but this shows freshness. Really pure, long and structured finish. From organically grown grapes. Xarel-lo vermell, bastard negre and sumoll. Drink now or hold. - Zekun Shuai, Senior Editor.