Rías Baixas
Sem Palavras Dama-Jeanne 2022
100% Albariño
30,50 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
40,67 € / Litro
EsgotadoA aguardar a nova colheita
Descrição
Este albariño é uma maravilha de produção muito escassa da Castro Brey, com pouco mais de 600 garrafas no mundo. Foi realizado um estágio de 12 meses em damajuane com capacidade para 54 litros e, posteriormente, repousou em depósito até ao seu engarrafamento. O que apreciamos no copo é um branco especiado, com aromas a fruta branca e fruta de caroço, que também apresenta sugestões de pedra molhada. Muito fresco, saboroso e único.
Informações de produto
A adega
Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.0% vol.
Produção
666 garrafas.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas
Prova
Vista
Amarelo pálido, límpido e brilhante.
Nariz
Aromas de flores branco, frutos de caroço e notas de pedra molhada.
Boca
Equilibrado, com boa acidez, frescura e salinidade. Apresenta-se untuoso e com um final longo, marcado por matizes especiados.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 ºC.
Vinha e preparação
Nome
El Molino, El Prado, El Parral, Los Olmos y Carmen.
Descrição
Vinhas com orientação sudeste, localizadas entre 80 e 120 metros acima do nível do mar. As parcelas apresentam uma inclinação média entre 20% e 30% e uma excelente drenagem. A densidade média de plantação é de 1.100 videiras por hectare. Desde o ano 2000, todas as parcelas têm cobertura vegetal permanente e não são utilizados herbicidas no seu cuidado, trabalhando uma viticultura sustentável e reforçando a biodiversidade da vinha.
Tamanho
5,61 hectares.
Idade
Vinhas com uma média de 30 anos, com algumas que ultrapassam meio século.
Solo
Combina rochas metamórficas e rochas básicas (xistos verdes, rochas ultrabásicas, serpentinitos e diques de quartzo)
Clima
Atlântico. Localizadas na parte baixa do vale de Camanzo, no sopé do monte Castromouro, as vinhas estão protegidas das tempestades do sudoeste. O ano de 2022 iniciou com uma primavera instável, devido a um mês de abril com temperaturas elevadas e chuvas intensas e um mês de maio com temperaturas mais baixas, mas com precipitações igualmente fortes. Seguiu-se um verão que oscilou entre períodos quentes e tempestuosos com temperaturas baixas. Já em setembro, o tempo quente acompanhou a vindima.
Colheita
Vindima manual em caixas de 18 kg, iniciada em 15 de setembro de 2022
Vinificação
A vinificação é realizada nas primeiras 6 horas após a colheita. Desengace das uvas e prensagem suave. Fermentação posterior com leveduras indígenas em depósitos de inox, sem ultrapassar os 16 ºC, até 19 de outubro de 2018.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em dama-jeanne de 54 litros de capacidade. Posteriormente, repouso em depósito de inox até o engarrafamento.
Engarrafamento
3 de novembro de 2023.