Descrição

Este albariño é o primeiro fermentado em barrica pela Castro Brey. Na verdade, é o primeiro a ser fermentado em outro material que não seja inox. Um vinho complexo e sedoso, com uma cremosidade muito fina e notas herbáceas e de frutas cristalizadas. Um branco para guardar, mas também maravilhoso quando degustado jovem. Quando degustá-lo é uma decisão pessoal.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Produção
800 garrafas.
Subzona
Ulla.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Dourado brilhante.
Nariz
Notas especiadas, carvalho cremoso, ervas aromáticas com notas de passas e expressão de frutas cristalizadas.
Boca
É mineral, saboroso, fresco, com boa acidez e muito equilibrado, muito amplo e longo em boca.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Nome
El Molino
Descrição
As uvas provêm das vinhas mais antigas da adega, localizadas numa pequena parcela chamada El Molino, em Camanzo. Está situada na parte mais baixa do vale, a 80 metros acima do nível do mar. Vinhas com cobertura vegetal permanente e pastagem de ovelhas.
Tamanho
0,68 hectares.
Solo
Combina rochas metamórficas e rochas básicas (xistos verdes, rochas ultrabásicas, serpentinitos e diques de quartzo).
Clima
Os vinhedos do vale de Camanzo, protegidos pelo monte Castromouro, beneficiam de um clima atlântico moderado. Em 2023, a primavera foi instável: abril foi chuvoso e quente, maio combinou chuvas intensas e frio no início com calor e seca no final. O verão começou com tempestades e temperaturas baixas, seguido de um julho muito quente e seco. Agosto foi irregular, com muito calor no início e chuvas fortes depois. Setembro manteve-se quente durante toda a vindima.
Colheita
A vindima manual iniciou-se a 14 de setembro em caixas de 18 kg.
Vinificação
A vinificação iniciou-se 6 horas após a colheita. Desengace e prensagem suave do mosto. Fermentado em barricas de carvalho francês (com 4 utilizações de Chardonnay e 9 de albariño) com leveduras indígenas. Malolática posterior.
Envelhecimento
três meses sobre borras com batonnage uma vez por semana. Posteriormente, repousou em depósitos de inox até ao engarrafamento.
Engarrafamento
5 de novembro de 2024.