Descrição

Don Álvaro de Bazán é um dos vinhos mais exclusivos da Granbazán, pois apenas cerca de 9.000 garrafas são elaboradas. Além disso, as suas uvas são obtidas a partir de vinhas velhas da parte mais alta da propriedade de Tremoedo, após uma seleção cuidadosa. Repousa durante cerca de 2 anos sobre borras, o que lhe confere complexidade, comprimento e muito volume, sem perder a frescura e o caráter cítrico que caracterizam os bons albariño. Segundo Tim Atkin, esta é«a melhor colheita de Don Álvaro que já provei».

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Vale do Salnés.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarela opaca com reflexos dourados.
Nariz
Expressa fruta amarela, manga confitada, marmelo e tangerina sobre um fundo ligeiramente herbal que lembra funcho, camomila e chá verde com notas subtis de cera de abelha e couro.
Boca
A acidez domina inicialmente e dá lugar a uma untuosidade saborosa. A tensão é prolongada e precede uma salinidade agradável que acompanha o seu longo percurso.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
A maior vinha da propriedade tem 13,5 hectares e está orientada para leste, com uma ligeira inclinação. O método de condução é em parreira para maximizar a exposição ao vento e diminuir a humidade. A plantação tem uma densidade muito baixa, com uma média de 800 plantas por hectare, e está a ser trabalhada para obter uma certificação sustentável e biodinâmica.
Solo
Granítico, com boa drenagem.
Clima
Atlântico húmido.
Colheita
A vindima foi realizada manualmente com seleção dos frutos na vinha de Tremoedo.
Vinificação
Desengace e maceração a frio entre 10 e 12 horas. Fermentação a temperatura controlada entre 15 e 17 ºC em depósitos de inox. O vinho desta seleção permanece sobre as suas borras durante um mínimo de 2 anos antes de ser engarrafado.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

The best vintage of Don Álvaro that I've tasted, this hails from what Diego Ríos calls a "Salnés Grand Cru" close to the Atlantic Ocean. Produced in a challengingly cool vintage, it has good texture from lees ageing in foudres for two years, the focus and tension that are typical of many 2021 whites, layers of green apple, lime and nuanced baking spices and top notes of oyster shell and kelp. 2025-32