Descrição

La Gándara é a menina mimada de Fuentes del Silencio. Vem de uma parcela histórica do município de Herreros de Jamuz, localizada numa pequena colina a mais de 800 metros de altitude. As características especiais deste vinho, juntamente com a sua pequena produção, permitem aos seus produtores levar a sua filosofia de experimentação e não intervenção à máxima expressão. Estamos perante um daqueles vinhos que refletem fielmente o seu ambiente. Na prova, é delicado, fresco e balsâmico, com notas de frutos vermelhos, especialmente no nariz

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
12.5% vol.
Produção
1.300 garrafas
Variedade
90% Mencía, 9% Alicante bouschet, 1% Palomino
Outros formatos disponíveis:
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Nariz
Aromaticamente, encontramos flores silvestres e notas de frutos vermelhos.
Boca
O seu paladar é fresco, suave e delicado.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Ótimo até aproximadamente 2026 se for guardado em boas condições.

Vinha e preparação

Nome
La Gándara
Descrição
Trata-se da parcela histórica da localidade de Herreros de Jamuz, situada numa pequena colina às margens do rio. No seu ponto mais alto, a 830 metros de altitude, há uma planície cercada por um bosque de azinheiras.
Tamanho
2 hectares.
Idade
Entre 70 e 100 anos de idade.
Solo
A vinha fica em solo arenoso e vermelho.
Clima
A colheita de 2018 foi marcada por um final de inverno chuvoso, o que permitiu começar uma primavera verde e com as reservas hídricas do subsolo recarregadas. Depois de um início de primavera fresco e com poucas chuvas, o que permitiu reduzir ao máximo o número de tratamentos biológicos e manter um estado sanitário ótimo até a colheita, as temperaturas subiram gradualmente até níveis normais. Durante os meses de agosto e setembro, as temperaturas foram amenas, com noites frescas, sem chuvas e grandes variações térmicas, algo muito bom para a maturação da uva.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos. Seleção manual na vinha.
Vinificação
Encubado caixa a caixa sem desengace, misturando as variedades Mencía, Alicante Bouschet e Palomino numa cuba troncocónica de carvalho francês com doses mínimas de sulfuroso para fermentar com levedura autóctone. Maceração durante 60 dias e prensagem suave.
Envelhecimento
Crianza de 14 meses em barricas de carvalho francês de grande volume.
Engarrafamento
Em fevereiro de 2020.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The top-of-the-range 2018 La Gándara is the one wine where the toasty oak is still too obvious. It's a field blend from 1.3 hectares of micro-plots that they consider their best vineyard. It's approximately 87% Mencía, 10% Alicante Bouschet and 3% Palomino that matured in 500-liter oak barrels for 14 months. The palate also shows abundant tannins and oak-related flavors, but there's freshness and stuffing. 1,300 bottles produced. It was bottled in February 2020.