Norrel Robertson, o Escocês Voador, chegou a Calatayud há mais de dez anos, buscando um local bem comunicado que lhe permitisse continuar o seu trabalho como consultor enológico em diferentes projetos vitícolas na Espanha e no sul da França.
Após percorrer as regiões vinícolas de meio mundo, obter o título de Master of Wine e formar-se em Viticultura e Enologia na Nova Zelândia, foram as vinhas antigas que se encontram nesta região de Saragoça que o cativaram. Criou a empresa «El Escocés Volante» e estabeleceu as suas raízes e as da sua família em Calatayud.
O seu primeiro vinho foi o Manga del Brujo 2004, com o qual quis dar a sua própria interpretação das antigas castas Garnacha desta zona. Com a mesma filosofia, outros vinhos foram sendo incorporados posteriormente ao seu portfólio de Bilbilitano, destacando a singularidade de algumas vinhas que localizou, como a chamada Caña Andrea.
Os seus vinhos conquistaram um lugar próprio entre os que a zona de Calatayud oferece, tanto pelos seus nomes e rótulos descontraídos como por serem capazes de realçar a frescura de uma variedade, a Garnacha, sem renunciar a todo o seu potencial frutado.
De natureza inquieta e fazendo jus ao seu pseudónimo (embora saliente que a maioria dos quilómetros pela península os faz de carro e não de avião), o seu empenho em destacar o rico património vinícola espanhol levou-o a realizar a elaboração também noutras regiões, como Rueda, Rías Baixas ou Múrcia.
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.