Descrição

Metade Macabeo, metade Garnacha de vinhas velhas (1969). Norrel Robertson MW é o responsável pela elaboração deste branco com métodos borgonheses na adega. Destaca-se pelo seu aroma exuberante e pelo seu paladar salino e saboroso. Tanto o nome como a imagem deste vinho prestam homenagem à sua origem (Calatayud), com uma referência direta a Mahoma Rami, o arquiteto do Papa Luna que projetou, no século XV, a maioria das igrejas e edifícios da região

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
50% Macabeo, 50% Garnacha blanca
Origem
Vino de España

Prova

Nariz
Perfil muito aromático, com notas de frutas de caroço maduras (pêssego e damasco), casca de frutas cítricas cristalizadas e flores silvestres da montanha.
Boca
A madeira está bem integrada e o seu passo é persistente. Destacam-se as notas de pêssego branco e marmelo, com um final mineral e salino.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
A casta Macabeo provém da vinha de Cerro Merino, a 920 metros de altitude. A casta Garnacha branca situa-se a 750 metros de altitude.
Idade
Plantado em 1969.
Solo
Glaciar e cascalho.
Clima
Colheita seca, com ausência de precipitações durante os primeiros seis meses do ano.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 kg.
Vinificação
As uvas são colocadas com o cacho inteiro na prensa, para realizar um ciclo de prensagem longo e lento, sem enxofre nem enzimas. O mosto é depositado a frio durante a noite e transfegado para barricas usadas de 500 litros (Stockinger e François Frère) com tosta baixa. A fermentação espontânea prosseguiu à temperatura ambiente da adega (18-20 ºC) durante cerca de 2 semanas. O vinho permaneceu sobre borras durante mais um mês antes de ser novamente transfegado para as mesmas barricas.
Engarrafamento